Água é vida

“Depois, fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur: e andaram três dias no deserto, e não acharam águas. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas: por isso, chamou-se o seu nome Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces: ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou.” Exodo 15.22-25.

Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4.14).

Antes mesmo de ler esta mensagem você provavelmente consumiu uma quantidade de água suficiente para recordar que ela é indispensável para a vida humana e para todos os outros seres vivos, como plantas e animais. Não é por menos que a água é o símbolo da vida, pois quem vive depende dela em todos os aspectos. Deve ser por isso que na Bíblia a água parece ser uma matéria-prima com a qual Deus gosta de trabalhar.

Em nossa leitura de hoje as águas amargas tornam-se boas — água potável para quem tem muita sede (note que os israelitas passaram três dias sem encontrar água). Antes, o povo havia passado pelo mar que se abriu diante dele e afogou seus inimigos (Ex 14.21-31)— água na mão do Deus do impossível parece não obedecer mais às leis da natureza, decretadas pelo próprio Senhor.

Mais adiante, é de uma rocha que Deus faz sair água potável para um povo sedento e incrédulo ( ‘Ex 17.1-7)— água retirada de um local improvável para os homens. Muito tempo depois, Jesus faz seu primeiro milagre numa festa, transformando água em vinho (Jo 2.1-11) — água para quem quer festejar e celebrar. Água na mão de Deus também tem o poder de cura: é num tanque que Jesus manda um cego se lavar (Jo 91-7)– água para quem precisa ser curado. E a nossa vida, poderia ser comparada com uma “água” com a qual Deus quer trabalhar? Jesus se apresenta como a Fonte de Água Viva a quem tem outro tipo de sede, a espiritual. Ele é o único que pode saciar a nossa sede de vida: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim … do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.37b-38). Você tem sede? Então procure a Fonte. Só Jesus pode transformar em “água potável” a amarga vida que vivemos sem ele.

Se você tem sede de vida, beba direto da Fonte, Jesus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário