Como acalmar a tempestade?

“Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar” Jonas 1:4.

A Bíblia afirma que “… aquilo que o homem semear, isto também ceifará” Gálatas 6: 7. Esta é uma das leis fixas do céu.
Um aspecto importante na Lei da Semeadura é que o resultado daquilo que semeamos afetará também outras vidas. É como jogar uma pedra num lago. O encontro da pedra com o lago provocará uma série de ondas que irão aumentando até o limite máximo do lago.
Da mesma forma, os efeitos dos nossos atos irão alcançar dezenas de vidas que logicamente; dependendo do que semeamos, serão abençoados ou prejudicados.
Note que Deus reagiu severamente (Tempestade) contra a atitude do profeta Jonas que deliberadamente desobedeceu a Sua ordem de pregar para o povo de Nínive.
Quando você pratica uma boa ação em obediência à palavra de Deus, o resultado lógico será a benção, porém se sua atitude é contrária à vontade de Deus; pode aguardar que as tempestades certamente virão.

O que devemos fazer então para acalmar a tempestade?

  • Reconhecer o erro: Jonas não culpou a Deus por enviar o vento e a tempestade, antes assumiu totalmente a responsabilidade de seu ato. “Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”. Jonas 1: 12. Esta tempestade poderá destruir não apenas a sua vida, mas as dos que estão junto a você. Se na sua vida a tempestade está soprando impiedosamente, faça como Jonas e declare “Lançai-me ao mar”, ou seja, assuma seus erros e atos pecaminosos.
  • Não jogue no mar a pessoa errada: “E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas”. Jonas 1: 7.Muitos estão tentando desesperadamente acalmar a tempestade erroneamente jogando alguns membros do “navio” no mar. Perceba que todos os tripulantes do navio poderiam ser jogados ao mar e a conseqüência seria a morte de todos sem com isto acalmar a tempestade. Portanto não tente culpar os outros, reconheça e assuma a responsabilidade de seus erros de uma vez por todas.
  • Morrer para salvar: “Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade”. Jonas 1: 12.Quando agimos desta forma, não só estamos ajudando os que estão conosco, como também seremos ajudados por Deus. Se a tempestade ainda não cessou, não tenha medo, jogue-se ao mar. Procure salvar os que estão ao seu redor e Deus tomará conta de você. Este é um ensino bíblico “perder para ganhar”, “morrer para viver”. I Coríntios 9: 22

Há um mar nos esperando! Onde você agiu erradamente, você deve voltar, ser lançado neste mar e começar a agir corretamente. Não provoque tempestades. Não soframos e nem provoquemos sofrimentos.

Graça e paz!

Deixe um comentário