Deixar o Tempo passar, não é a Solução

“Ora em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes, jazia grande multidão de enfermos: Cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia, em certo tempo, ao tanque, e agitava a água; e, o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” João 5: 2-7.

Você já ouviu aquela expressão: “Deixa como está, para ver como é que fica?”

Esta expressão surgiu porque muita gente adota uma postura passiva de deixar a vida passar, achando que agindo desta forma, um dia a vida vai melhorar. No texto em que lemos, vemos o exemplo de um homem que já estava esperando a trinta e oito anos por uma mudança em sua vida, e nada acontecia! Isso mesmo, esperou uma vida inteira e nada acontecia!

Definitivamente, a vida de ninguém melhora porque o tempo passou, e sim porque esta pessoa, em algum determinado momento decidiu mudar de vida radicalmente.

A história do paralítico de Betesda (Casa de graça) nos ensina que deixar o tempo passar não é solução:

  • Para aqueles que sofrem: (v.3). Note que ali havia uma grande multidão.Quais eram as características daquela multidão? Enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Há pessoas que fisicamente até aparentam estar bem, porém na verdade estão emocionalmente e espiritualmente destruídas, com a alma enferma, cheia de ressentimentos, amargura e falta de perdão. Saiba você que o tempo não cura mágoas, ressentimentos, lembranças amargas, brigas entre casais, rebelião de filhos e nem inimizades. Pelo contrário, só agrava o problema. Por isso, hoje, em nome de Jesus, você vai determinar no seu coração, que não só deseja, mas vai mudar de vida, de atitude e de pensamento.
  • Para aqueles que se acham vítimas da própria vida: (v. 5 a 7). Observe que este homem estava gravemente doente em suas emoções. Sua forma de pensar era recheada de um sentimento de autocomiseração (coitado), digno de pena, desfavorecido. Achava que os outros eram privilegiados e ele o coitadinho. Este tipo de pensamento impede a nossa vida de avançar, porque nos paralisa diante dos desafios. Inúmeras pessoas têm deixado o tempo passar porque vivem se lamentando da própria vida. Pare de acusar os outros pela situação que você está. Você é hoje o resultado de suas escolhas. Nada vai mudar se você não decidir mudar. Deixar o tempo passar não é a solução para curar suas emoções e seus problemas.
  • Para aqueles que não respondem positivamente ao Senhor Jesus: (v.6, 8 e 9). Note a pergunta que Jesus fez para aquele homem: “Queres ficar são?” Não era uma pergunta sem sentido, pois naquele tempo, por causa da prática de esmolas, possuir algum tipo de enfermidade poderia ser lucrativo. Assim, se alguém ficasse curado, teria uma série de responsabilidades para assumir dali por diante, tais como: Familiar, Profissional, Social, Financeira, etc. Muitos (pasmem), não querem abandonar seus problemas! Este é um desvio emocional grave. Se você não responder positivamente ao Senhor hoje, daqui a um ano você estará da mesma forma ou até pior. Apenas duas palavras podem mudar seu destino e sua história. Se hoje você responder a Deus “EU QUERO”, hoje mesmo, começa um novo tempo de Deus em sua vida, especificamente na área emocional.

Então não fique aí parado vendo o tempo passar! Tome hoje uma atitude de coragem permitindo que o Senhor cure totalmente as suas emoções e que Ele possa também de igual forma lhe usar integralmente a favor de Seu reino aqui nesta Terra.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário