Alguém está com sede?

“Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacob tinha dado ao seu filho José. E estava ali a fonte de Jacob. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim, junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz — Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher; Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” João 4:5-19.

Nessa passagem muito conhecida da Bíblia, existem dois personagens principais: Jesus e a mulher samaritana.
O mais interessante é que esses dois personagens eram pessoas distintas; mas naquele momento estavam com a mesma necessidade: precisavam de água.
A mulher samaritana precisa de água e por algum motivo foi pegar a água no poço quase ao meio dia. Talvez o objetivo dela fosse fugir das outras pessoas. Jesus estava passando pela cidade. Ele estava vindo da Judéia a caminho da Galiléia e como os discípulos entraram na cidade para comprar comida; Jesus ficou ali sentado ao lado do poço.
Eu imagino que a mulher samaritana antes de ir até o poço, deve ter olhado se tinha alguma pessoa no poço. E como ela não viu ninguém no poço, aproveitou aquele momento para buscar a água necessária para aquele dia. Ao chegar lá, ela encontra com outra pessoa com a mesma necessidade dela: água. Mas essa pessoa queria ajudá-la a conhecer outro tipo de água: água viva que flui do interior daqueles que tem um encontro com Jesus.  Algumas coisa importantes sobre a água que devemos saber:

  • A água cobre cerca de 70% da superfície do planeta Terra.
  • A vida na Terra surgiu primeiramente na Terra (Gn 1:20). E nisso a ciência humana e a Bíblia concordam.
  • A água é a única substância que pode ser encontrada em todos os três estados da matéria (sólido; líquido e gasoso). E ela está em cerca de 75% do corpo humano.
  • A água possui uma propriedade muito interessante que é a capacidade de limpar as impurezas no organismo do ser humano.
  • A água viva (Jesus) também tem essa propriedade de limpar as impurezas (pecado) do homem.

Mas de onde vem essa água viva? Da casa de Deus.
Ez 47:1 – Depois disto me fez voltar à entrada do templo, e eu vi umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente, pois a frente do templo olhava para o oriente, e as águas vinham debaixo, do lado direito do templo, ao sul do altar.
Cristo é a fonte de água viva.
Jo 4:10 – Respondeu-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus, e quem é o que te pede: dá-me de beber; tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Para que serve? Satisfazer as mais profundas necessidades
Jo 7:37 – No último dia, o grande dia da festa, Jesus pos-se de pé, e clamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
O que mais a água viva faz? Torna frutífera a vida
Ap 22:1 – Então me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações.

O que me chama a atenção é a mudança que ocorre na mulher samaritana após ter conversado com Jesus. Antes ela era uma mulher que evitava as pessoas, talvez por causa do seu passado ou mesmo por causa do que ela estava vivendo.
Mas depois de ter um encontro e provar da Água Viva (Jesus), o comportamento dela muda e ela vai ao encontro das pessoas anunciando que encontrou a fonte de Água Viva Jesus Cristo.

  • Jesus é Riacho para os peregrinos: Sl 110:7 – Pelo caminho beberá do ribeiro; pelo que prosseguirá de cabeça erguida.
  • Jesus é Local de refrigério: Is 12:3 – Vós com alegria tirareis águas das fontes de salvação.
  • Jesus é Fonte interior: Jo 4:14 – mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Deveras, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Jo 7:38 – Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Ez 47:9 Enxames de criaturas viventes viverão onde quer que o rio passar. Haverá grande número de peixes, porque estas águas lá chegam e tornam saudável a água salgada; de modo que onde quer que o rio passar tudo viverá.

Jesus transforma a água salgada do mar morto (lugar sem vida) em água doce (água viva).
Se você está com sede, Jesus quer saciar a sua sede. Que Deus abençoe a todos em Cristo Jesus!

Graça e Paz!

Deixe um comentário