O Remédio para cura das Emoções

“Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios  4: 32

Você sabe porque muitos não atingem com sucesso seus objetivos e alvos de fé? Em alguns casos isto ocorre devido a “Doença emocional” que alguns carregam consigo. Nós somos um espírito, possuímos uma alma e habitamos em um corpo. O Espírito está pronto e a carne é fraca. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26: 41.

Restou-nos a alma que também é subdividida em três partes distintas, a saber:

a) Vontade: É aqui que o Espírito Santo age em nossas vidas para a tomada de decisões.

b) Mente (Sede dos pensamentos): “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é…” Prov. 23:7a. Nossa mente precisa ser renovada. “A vos renovar no espírito da vossa mente” Efésios 4: 23 e “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Filipenses  4: 8. Nossos pensamentos necessitam ser renovados para apoiar as nossas decisões e vontades.

c) Emoções: Nossas emoções precisam ser controladas. “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios  4: 32 e Efésios 5: 18-21. Nossas emoções necessitam ser controladas para apoiar os nossos pensamentos, vontade e decisões. Você sabe porque inúmeras pessoas manifestam doenças emocionais crônicas?

Devido a falta de perdão. Veja o que a bíblia diz acerca do perdão. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;  se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. Mateus 6: 14-15.

Ou seja, Deus lhe trata como você trata o seu irmão.

Se você deseja conhecer o remédio de Deus para a cura de suas emoções, eis alguns conselhos bíblicos :

  • O que fazer com as ofensas? Não guarde ressentimentos mesmo que justificáveis aos seu olhos.Não finja que não está ofendido. Trate isto o mais rápido possível.
  • O que a falta de perdão traz a pessoa? Escravidão. Se você optar por reter o perdão, a sua mente bem como  as suas ações sempre estarão em função da pessoa que lhe magoou. Geralmente pensará nesta pessoa todos os dias e falará  dela constantemente, tirando até a alegria dos bons momentos.
  • O que fazer se você ofendeu alguém? Reconcilie com ele imediatamente. “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil”. Mateus 5: 23-16. Ao reconciliar com o irmão ofendido, você se livra da prisão (v.25) que poderá manifestar-se em forma de doenças físicas, emocionais e até mesmo mentais (psiquiátricas).
  • O que a pessoa ofendida deve fazer? Não espere que seus ofensores venham até você, vá até ele e libere o perdão. “Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão”. Mateus 18: 15. A orientação é ir ter com o irmão que lhe ofendeu. Por quantas vezes? Não há limites. “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás”. Lucas 17: 3-4.

Graça e Paz.

Deixe um comentário