O vazio

“Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Acaso é Israel um servo? ou um escravo nascido em casa? por que, pois, veio a ser presa? Os filhos de leão bramaram sobre ele, levantaram a sua voz; e puseram a sua terra em assolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas. Até os filhos de Nof e de Tacfanes te quebraram o alto da cabeça. Porventura não procuras isto para ti mesmo, deixando o Senhor, teu Deus, no tempo em que ele te guia pelo caminho?” Jeremias 2:12-17

Em regiões de seca há cisternas para guardar água da chuva. Quando o tempo das chuvas acaba, há o recurso das cisternas, que devem ser rebocadas por dentro com cuidado para que não haja rachaduras. Na leitura acima, Jeremias lamenta que o povo de Israel tivesse abandonado as fontes de água que Deus providenciou e cavou seus próprios depósitos, que acabaram vazando. Substituiram a abundância que tinham no Senhor pela busca de satisfação ao imitarem os povos ao redor. Mas as suas “cisternas” racharam e secaram, deixando só materialismo e idolatria. Nos nossos dias, Billy Graham tem pregado que existe um grande vazio em cada coração e que só Jesus pode preencher essa abismal lacuna. Cedo ou tarde, a própria vida esvazia a cisterna. Pouco a pouco você nota rachaduras no seu sistema de vida. As dúvidas aumentam e a depressão pesa no coração. Não há como “rebocar” a estrutura das suas belas esperanças. Foi o que ocorreu a Noemi quando voltou à sua terra de Israel depois de um temporada em Moabe. Lá seu marido e os dois filhos casados com moabitas morreram. Um das noras moabitas ficou por lá, mas a outra, Rute, acompanhou a sogra. Ainda assim, chegando à sua cidade natal, Noemi lamentou: “De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta” (Rt 1:21). Tudo que representava a satisfação desapareceu em acontecimentos trágicos. Mas Deus havia providenciado algo que ela ignorava: eventos que levariam ao casamento de Rute com um parente que assumiria o cuidado dela e da sogra.

Para você Deus receita abandonar suas próprias “cisternas” e voltar a buscar satisfação plena no Senhor Deus e assim evitar as consequências. Hoje Deus quer encher a sua vida com a certeza da salvação em Jesus Cristo, e como está escrito: “Que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:19), Deus quer te encher da Sua plenitude. É melhor que o vazio – bem melhor!

Graça e Paz!

Deixe um comentário