Santidade

“Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que vos não vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela. E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço fora diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles. E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para possuí-la em herança, terra que mana leite e mel: Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos separei dos povos. Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis, por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas. E ser-me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus.” Levítico 20:22-26

Um dos grandes obstáculos à santificação é não entender o que é santidade; pior ainda é ter um conceito errado do que seja santificação. Ser santo não significa ter cara de “peixe morto” ou ter aparência de bonzinho. Ser santo também não é juntar as mãos e parecer uma estátua – isso nada tem a ver com santidade.

Ser santo é estar separado daquilo que não agrada a Deus e viver para Ele. Deus disse ao povo de Israel: “Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou Santo, e os separei dentre os povos para serem meus”. Em outras palavras, ser santo significa que pertenço a Deus e que Ele é o meu Senhor. É permitir que Deus me purifique do pecado. É permitir a atuação do seu poder na minha vida de modo que Ele nos dê a vitória sobre a carne (nossa rebeldia contra Deus), sobre o mundo e sobre satanás, de modo que o pecado já não possa arrastar-nos para longe de Deus.

Ser santo requer esforço e dedicação. O autor do livro de Hebreus diz:” Esforcem-se… para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14). Se lutarmos apenas com nossas próprias forças, jamais conseguiremos. Mas Deus quer nos ajudar porque seu desejo pe que sejamos santos como Ele. A santidade também se faz necessária para vermos o Senhor. Sem ela estaremos separados de Deus por toda a eternidade.

A tendência do ser humano sempre é amoldar-se ao padrão deste mundo e de esquecer a vontade de Deus. Para muitos, ela não importa mais. Mas chegará o dia em que estaremos diante do trono de Deus. E ali, naquele momento, cada um de nós será julgado segundo o padrão de Deus. Ai não será levado em conta aquilo que o mundo e o diabo incutiram em nossa mente.

O que você responderia se nesse exato momento estivesse parado diante de Deus e Ele lhe perguntasse se você foi santo como Ele é Santo? (I Pe 1:16)

Ser santo é estar morto para o pecado e vivo para Deus.

Graça e Paz.

Deixe um comentário