Saudação

“O ancião à senhora eleita, e aos seus filhos, aos quais amo, na verdade, e não somente eu, mas, também, todos os que têm conhecido a verdade, Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará connosco: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco, na verdade e amor! Muito me alegro por achar que alguns dos teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai. E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que, desde o princípio, tivemos: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele. II João 1-6.

Bom dia, boa tarde, boa noite, olá, oi, e ai, tudo bem, como vai… Estes são alguns dos cumprimentos ou saudações mais usados pelas pessoas em geral. Nada de errado nisso, apenas superficial e rotineiro. Ao escrever esta carta, o apóstolo João inicia dizendo que ama os seus destinatários e os saúda de forma especial: “A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e amor”.

Esta é uma saudação digna de ser imitada. Graça, misericórdia e paz que vêm do coração de Deus para bênção de pessoas. Quando se cumprimenta sinceramente alguém com esta saudação, invoca-se a bênção de Deus sobre a pessoa cumprimentada. Por exemplo, ao declarar misericórdia para alguém, desejamos que o amor de Jesus seja permanente na vida dessa pessoa. Ao declara graça, pedimos que desfrute de favor imerecido de Deus em sua vida e, ao declarar paz, queremos que este dom divino (que só Deus pode dar) guarde o coração e os sentimentos de alguém.

Uma das maiores satisfações da caminhada cristã é ver pessoas crescendo na fé. É ver como Deus transforma uma vida desgraçada em abençoada. Foi isso que o apóstolo observou. Também existem ocasiões de tristeza, quando se vê alguém abandonando a fé em Deus. João diz que muito se alegrou quando viu seus “filhos na fé” andando na verdade. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14:6). Que possamos imitar o exemplo de João, saudando as pessoas com palavras capazes de causar um impacto positivo e demonstrar amor por elas. O ser humano se sente muito bem quando percebe que é amado. E não somente isto, mas também é gratificante poder ver estas pessoas abençoadas por uma saudação crescendo na fé e andando na verdade. Este é o mandamento que Deus nos deu.

Amar pessoas significa oferecer-lhes graça, misericórdia e paz.

Graça e Paz.

Deixe um comentário