Tudo bom!

“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” Salmo 34:4-8

Em muitas regiões do Brasil você cumprimenta a pessoa dizendo “Tudo bom?” e a resposta pronta vem rápido: “Tudo bom!”. Mas será que está tudo sempre bom? Claro que não! Mas a gente diz que está! Parace que a esperança e o otimismo estão arraigados em nossa cultura. Mesmo assim, muitas pessoas estão presas à desesperança devido às suas aflições e tristezas. Para elas a vida não tem beleza – é apenas uma sucessão de perdas, dores e frustrações. Não há nada de bom.

Quando escreveu esse Salmo, Davi estava passando por sérios problemas. Ameaçado de morte, fingiu-se de louco para escapar de seus inimigos. Refletindo sobre o que aconteceu, escreveu o salmo afirmando, entre outras coisas, que Deus é bom! Muitos tem essa dúvida e não será aqui que poderemos dar a resposta completa, mas uma coisa é certa: Deus é bom mesmo quando a vida não é! Da mesma forma que o sol continua brilhando e emitindo calor até o dia mais cinzento e frio, Deus não muda – Ele jamais abandona Sua bondade. Por maiores que sejam as trevas da noite, haverá o raiar de um novo dia e novas esperanças amanhã. A bondade e o amor de Deus nunca falham, não importa o que aconteça ou a circunstância que nos envolva. Deus está conosco mesmo quando não percebemos sua ação – como o sol, escondido atrás das nuvens.

Em vez de culpar a Deus por seus problemas, Davi clamou por sua ajuda. Em vez de se revoltar ou chorar, ele se refugiou em Deus, buscou nele força para banir o medo paralisante e experimentou sua bondade. Por isso, mesmo que não esteja tudo bem e nada de bom esteja acontecendo, inspire-se na experiência de Davi e deixe que o bondade de Deus gere em você a esperança e a confiança para prosseguir até poder dizer: “Está tudo bom, finalmente”.

Graça e Paz.

Deixe um comentário