Confiável

“E falaram Miriam e Aarão contra Moisés, por causa da mulher cushita, que tomara: porquanto tinha tomado a mulher cushita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. E logo o Senhor disse a Moisés, e a Aarão, e a Miriam: Vós três saí, à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs à porta da tenda. Depois, chamou a Aarão e a Miriam, e eles saíram ambos. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim, a ira do Senhor contra eles se acendeu; e foi-se. E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriam era leprosa como a neve; e olhou Aarão para Miriam, e eis que era leprosa. Pelo que, Aarão disse a Moisés: Ah, senhor meu, ora não ponhas sobre nós este pecado, que fizemos loucamente, e com que havemos pecado. Ora, não seja ela como um morto que, saindo do ventre da sua mãe, tenha metade da sua carne já consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? esteja fechada sete dias, fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriam esteve fechada, fora do arraial, sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriam.” Números 12:1-15

Ele não esperava tanto! Um cristão esperava ser adminitido num emprego, mas não que recebesse logo tão alto cargo – e aos 32 anos de idade. Depois conseguiu entender a razão da demora no processo de seleção, os documentos exigidos e os dias de entrevista intercalados com vários dias de tensa espera. Enfim, a empresa, uma das maiores fábricas de locomotivas do mundo, confiou-lhe a chefia dos programas de montagem desses “gigantes” diesel-elétricos. Foi admitido – mas que crivo fino enfrentou!

A aprovação sempre segue a provas. Os livros de Êxodo e Números relatam os sofrimentos de Moisés durante vários anos: difamação, ferrenha oposição do faraó, descrença e revolta do povo de Israel. Mas em tudo que se passou, desenvolveu um relacionamento íntimo com Deus (v8). No texto acima, lemos que foi criticado por seus irmãos, Miriã e Arão, mas Deus o defendeu. Séculos depois foi citado pelo escritor de Hebreus, no Novo Testamento, para ilustrar a exímia fidelidade de Cristo (Hb 3:1-6).

Durante sua vida terrena, Jesus ensinou a necessidade de ser confiável – demonstrar isso numa tarefa mais simples torna a pessoa apta a um cargo maior. O texto em Lucas 19:17 apresenta alguém nesta situação – seu caráter só poderia ser visto pelo seu comportamento numa área menor. Tornou-se confiável e foi recompensado. Se você é de confiança, não precisa jurar: seu sim será sim, e não será não perante todos. Penso que não há qualidade melhor para um homem ganhar o consentimento dos pais duma jovem para o casamento. Antigamente dispensava-se a documentação nos negócios: era suficiente um aperto de mão ou outro gesto reconhecido como sinal de confiança. Hoje, num mundo tão corrompido, faça a diferença sendo confiável!

Ser forte é bom, ser inteligente é melhor, ser confiável é essencial.

Graça e Paz.

Deixe um comentário