Chegou a hora!

“Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, e vieram até ao Jordão, ele e todos os filhos de Israel; e pousaram ali, antes que passassem. E sucedeu, ao fim de três dias, que os príncipes passaram pelo meio do arraial; E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca do concerto do Senhor, vosso Deus, e que os sacerdotes, levitas, a levam, parti vós, também, do vosso lugar, e segui-a. Haja, contudo, distância entre vós e ela, como da medida de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Disse Josué, também, ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto, e foram andando, adiante do povo. E o Senhor disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo. Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca do concerto, dizendo: Quando vierdes até à borda das águas do Jordão, parareis no Jordão. Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que de todo lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos pereseus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus. Eis que a arca do concerto do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós. Tomai, pois, agora, doze homens, das tribos de Israel, de cada tribo um homem; Porque há-de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas que de cima descem pararão num montão. E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca do concerto, diante do povo. E quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que levavam a arca se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras todos os dias da sega), Pararam as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adam, que está da banda de Sartan; e as que desciam ao mar das campinas, que é o mar salgado, faltavam de todo e separaram-se: então passou o povo defronte de Jericó. Porém os sacerdotes que levavam a arca do concerto do Senhor pararam firmes, em seco, no meio do Jordão; e todo o Israel passou em seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.” Josué 3

O povo de Israel cominhava em direção à Terra Prometida, Canaã. Por onde a Arca da Aliança passava, carregada pelos sacerdotes, o povo seguia pelo mesmo caminho. A Arca simbolizava a presença do grande e poderoso Deus, Aquele que ia à frente do Seu povo para lhe dar a liberdade e a posse de uma nova terra. Finalmente Israel atravessaria o rio Jordão e chegaria ao local tão aguardado. Antes, quando deixaram o Egito, o povo também precisou atravessar as águas. Naquela oportunidade, a travessia do Mar Vermelho foi feita pelo caminho seco aberto pelo Senhor em meio ao mar, quando Israel deixou de ser escravo dos egípcios para se tornar um povo livre. Agora experimentariam uma nova travessia, também um caminho seco, mas pelo leito do rio Jordão, onde o poder de Deus havia estancado a corrente. Em breve reiniciariam sua vida em Canaã. Depois de mais de quatro séculos de escravidão e quatro décadas de caminhada pelo deserto, a espera acabou! Chegou o momento! Chegou a hora! Eis que veio o tempo de receber a tão esperada e sonhada promessa. Deus, em breve, entregaria ao povo o mais esperado presente: um lugara para viver. Mas repare na advertência de Josué, registrada no versículo 5:era tempo de mudar de vida. Entrar na terra significava entrar no lugar próprio de Deus. Por isso, era necessário rever conceitos e preconceitos, analisar atitudes e palavras, conhecer um pouco mais a si mesmo e a Deus. De que adianta um novo lugar, uma nova terra, uma nova morada, se os velhos e incovenientes costumes ainda habitam nos corações endurecidos?
Deus quer fazer maravilhas em nossas vidas, mas precisamos abandonar tudo aquilo que acaba afastando a sua presença – nossos pecados. Se você quer iniciar uma caminhada com Deus, deixe tudo o que não Lhe agrada e siga-O!

Não espere até amanhã: consagre hoje sua vida a Deus!

Graça e Paz.

Deixe um comentário