Ao seu lado

“Clamei ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angústia, busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia (Selah). Sustentaste os meus olhos vigilantes: estou tão perturbado que não posso falar. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados. De noite, chamei à lembrança o meu cântico: meditei em meu coração, e o meu espírito investigou. Rejeitará o Senhor para sempre, e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? acabou-se já a promessa que veio de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selah). E eu disse: Isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da dextra do Altíssimo. Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor: certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei, também, em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que Deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas: tu fizeste notória a tua força entre os povos. Com o teu braço remiste o teu povo, osfilhos de Jacob e de José (Selah). As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos, também, se abalaram. Grossas nuvens se desfizeram em água; os céus retumbaram: as tuas frechas correram, de uma para outra parte. A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não se conheceram.
Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Aarão.” Salmo 77

Muitas são as qualidades ou características particulares de Deus: grande, poderoso, amoroso, intangível, imutável, eterno, invisível. Há ainda mais outros atributos, porém estes são suficientes para demonstrar como é limitada a nossa capacidade de descrever e compreender quem é Deus. Nem mesmo os escritores da Bíblia conseguiram explicar completamente como Deus é e age. Mesmo assim, a Palavra de Deus é um testemunho da ação divina e quem a lê pode responder com fé e louvor.

No texto acima, percebemos que seu autor não estava sentindo o agir de Deus (v10) – não via mais milagres e sentia-se rejeitado. Também nós, em algumas situações, não conseguimos perceber que Deus está conosco e só sentimos um vazio e solidão. Ainda assim, sabemos que Deus está em todos os lugares, tudo vê, tudo sabe e é poderoso. Mas por que então não conseguimos sentir sua presença ao nosso lado?

Esté um mistério sem resposta! Porém, uma coisa Deus fez por nós:deixou registrados testemunhos de que Ele age, sim, e de forma poderosa. A Bíblia é repleta de histórias e relatos que mostram que, de forma bem concreta e milagrosa, Deus demonstrou todo o seu amor por nós. Ainda hoje age continuamente na vida de muitas pessoas – e na sua também! Quando relembramos todas as grandes obras de Deus só temos motivos para louvar o Criador!

Nossa fé não pode ser orientada pelo que vemos e sentimos, mas deve estar baseada no fato concreto e hostórico de que Deus agiu e continua agindo em nosso favor. Quando você pensar que Deus não está ao seu lado, relembre o que Jesus fez pela humanidade na cruz e da promessa que Ele estaria com você até o fim dos tempos (Mt 28:20).

Graça e Paz.

Deixe um comentário