Passos para ser limpo …

“E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem, cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero; sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.
E ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho.
Porém a sua fama se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades. Porém ele retirava-se para os desertos, e ali orava”.
Lucas 5.12-16

Essa passagem também está registrada nos evangelhos de Mateus 8:1-4 e em Marcos 1:40-45. É uma passagem bem conhecida e relata um dos milagres realizados por Jesus Cristo.
A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de “a doença mais antiga do mundo”, afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C..
Por ser uma doença infecciosa, as pessoas com essa doença eram isoladas das outras pessoas e viviam a margem da sociedade.Ele era tirado da cidade, tinha que viver fora da comunidade.
Segundo alguns historiadores, o leproso era obrigado a andar tendo preso a ele um ferro batendo em uma taboa, para que todos soubessem que ali estava um leproso.
Eram discriminados por todos, não tinham dignidade de entrar na sua cidade. Jesus, porém, chega à cidade, o leproso aproxima-se Dele e clama: “Se queres, podes purificar-me”.
Nessa passagem existe algumas coisas que fizeram com que o leproso conseguisse o seu milagre:

Viu a Jesus: Ele viu em Jesus Aquele que tem todo poder, não somente para curar, mas também para purificar, declará-lo limpo.

Prostou e adorou: O Leproso reconheceu ao Senhor e o adorou. Ele se humilhou e Deus o exaltou com a cura da lepra.(I Pe 5:6)

Depositou a sua confiança em Deus: Ele entregou a sua necessidade ao Senhor, pois sabia que Jesus cuida dos seus.(I Pe 5:7 Sl 34:22).

Quais foram as ações de Jesus ?
Ele tocou no leproso e não ficou imundo. Ele tocou e limpou. Bastou dizer “quero” e tocá-lo.

Jesus mandou que o leproso se apresentasse ao sacerdote. O leproso sabia que, embora fora curado por Jesus, devia se apresentar ao sacerdote, pagar o preço dos sacrifícios estabelecidos pelas leis cerimoniais, ficar fora da cidade sete dias. Porém o ex-leproso, sabendo que agora podia entrar na cidade, foi logo pregar e contar o que Jesus  havia feito em sua vida. Jesus havia lhe dado dignidade para entra na cidade. Tudo mudou na vida deste pobre homem, agora abençoado por Jesus.
Hoje temos muitas pessoas manchadas pelo pecado, magoadas, feridas, impossibilitadas de entrar na presença de Deus. Elas continuam batendo o ferro na taboa chamando a atenção, mas do lado de fora da graça de Deus. O Amor de Jesus é tão grande que o homem quando entrou na cidade, e Jesus tomou o seu lugar e ficou do lado de fora, na crucificação. Ele tomou sobre si nossas dores.

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.Is 53:5.

“Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.” Hb 2:17

Assim como Jesus curou aquele leproso, transformando a sua vida, Ele quer restaurar você hoje! Basta crer e entregar sua vida sem reservas a Ele.

“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dos mortos e o príncipe dos reis da terra! Àquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder, para todo o sempre! Amem”.Ap 1:5,6.

Graça e Paz.

Deixe um comentário