Descansando na certeza da salvação!

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1:12
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Romanos 10:9.

Toda vez que este tema é abordado dentro da Igreja, o que eu posso assegurar a cada um de vocês e com toda convicção na alma, é que infelizmente nem todos tem a certeza do fato que é salvo, ou que foi salvo. E as razões para este tipo de pensamento se dá pelo desconhecimento da palavra, ou pelo fato de olhar para si mesmo e não enxergar nada de bom quando comparado com aquilo que Deus é, ou até mesmo pelo fato de se viver uma vida de total aparência, onde na igreja e na presença dos irmãos a mascará é uma, mas longe deste contexto o que se enxerga é alguém vivendo totalmente o oposto de tudo que o Evangelho ensina.

Mas o que nós podemos afirmar e isto sem sombra de dúvidas que o melhor presente que o ser humano recebeu da parte de Deus foi poder descansar na certeza da salvação. E talvez a grande interrogação que surge na mente é: como eu faço para ter certeza que me apropriei deste presente divino? E a palavra de Deus nos ensina em muitos textos a respeito disto. E a primeira prova que ela nos trás a respeito do fato de podermos descansar nesta convicção de fé é que:

O amor de Deus é tão intenso e grandioso que foi capaz de entregar o seu filho para morrer em favor dos homens pecadores. João 3:16.

  • Não existe possibilidade nenhuma do ser humano seja ele quem for, ou viva ele da forma que viver, ser salvo se não aceitar que o único caminho e estrada que nos leva a Deus, é a do reconhecimento e da aceitação do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
  • A grande verdade é que a graça é o único meio dos homens se salvarem, e como bem diz Paulo, isto não independe de obras, mas é dom de Deus.

 O amor de Deus é tão intenso e grandioso que foi capaz de nos livrar de toda e qualquer condenação. Romanos 8:1.

  • Quando o homem é tocado por Deus e diante dele confessa seu pecado do fundo de sua alma, o único resultado que nasce e surge disto é vida eterna, pois diante deste quadro não existe nenhuma condenação.
  • A sociedade nos condena, pais, irmãos e até amigos nos condenam, mas quando alguém encontra Jesus de verdade todo este peso do pecado e da consciência acusadora, é trocado pelo sentimento de paz que purifica a alma. Como diz Paulo, “o espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

 O amor de Deus é tão intenso e grandioso que reafirma em sua palavra a grande verdade do desejo que Deus tem em perdoar o homem, a fim de que este goze da salvação. 1 João 1:9.

  • Faz-se necessário para isto o confessar, mas não o confessar da boca para fora que na verdade não passa de desculpa para se continuar pecando e confessando, pecando e confessando, sem que este confessar produza novidade de vida dentro do homem.
  • É saber de verdade que como nos diz a palavra em João 3:17, “Deus enviou seu filho ao mundo não para que ele julgasse e condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

Minha conclusão se dá na única perspectiva que tenho dentro do meu coração quando penso em salvação, e na verdade não se trata de um pensamento meu, mas aquilo que a palavra do Senhor nos revela e nos mostra, ou seja, o homem só é salvo única e exclusivamente pelo o amor e graça divina.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário