O Deus de Jacó e o meu Deus
“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Gênesis 28:10-17
O retrato da história de Jacó em alguns momentos lembra muito as nossas histórias que se repetem todos os dias, todos os meses, todos os anos. No qual pessoas experimentam momentos de erros, momentos de acertos, momentos onde a injustiça parece ser a marca forte e presente. Momentos onde a incerteza do amanhã parece estar em pé de igualdade com fé que se tem em Deus. Momentos quando se sabe que tem que enfrentar a realidade diante de um fato, mas o sentimento é de que não existe força, capacidade e disposição para isto.
Mas a história dele também se repete hoje quando comparado ao fato de termos ao nosso lado o mesmo Deus que o abençoou em Peniel, que esteve juntinho dele quando dormia em Betel, ou seja, é um Deus que não mudou em relação ao cuidado para com seu povo. Diante disto se deve saber que as promessas feitas a Jacó valem para cada um de nós. Portanto devemos saber que:
Deus sempre estará conosco: Verso 15 – Em muitas situações servir a Deus é viver literalmente como diz o escritor de Hebreus, “O justo viverá pela fé”. Portanto não importa se o medo é grande, não importa se a guerra está acirrada, não importa se a dúvida esta querendo anular nossa fé. Pois o que vale é que Deus nos promete e nos dá garantia plena que estará conosco independente do problema e dificuldade. Outra coisa que Deus promete a Jacó que vale para nós é:
Deus nos guardará onde estivermos: Verso 15 – Sobre nós existe uma marca, e esta marca é o selo de Deus em nossas vidas. Diante disto não importa o lugar que estivermos, pois se conservamos o temor de Deus no coração, se tivermos disposição de obedecer seus mandamentos, com toda certeza ele estará conosco. Não importa se aos olhos de nossos inimigos a impressão é de que Deus nos abandonou, não importa se nós mesmos somos tentados a pensar assim, nada disto importa, pois nada e ninguém é maior do que as promessas dele em relação aos seus filhos. Outra promessa feita a Jacó que vale para nós é:
Deus nunca nos abandona e cumpre tudo o que promete a nosso respeito: Verso 15 – Deus fez aliança com Jacó, prometeu que ele o traria de volta a sua terra, mas no momento de voltar Jacó fraquejou e temeu. Isto também acontece e muito conosco. Em função de tudo que vivemos às vezes nos esquecemos das promessas de Deus a nosso respeito exatamente como Jacó esqueceu temendo o encontro com seu irmão. Mas mesmo a despeito do medo, do choro, mesmo que nós tenhamos que nos isolar em nosso vale de Jaboque particular nós não devemos nos esquecer que Deus nunca ira nos desamparar e cumprirá tudo o que falou a nosso respeito.
Portanto, amado, acredite que o Deus de Jacó que é o nosso Deus. Nunca mudou e nunca mudará, e as promessas Dele feitas a Jacó neste texto são atuais e vale para cada um de nós seus servos.
Graça e paz!!!