Paulo

“dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.” 2 Coríntios 11.24-32

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! (Fp 4.4)

O texto lido nos mostra como o apóstolo Paulo sofreu por causa do evangelho de Cristo, e isso serviu para aumentar minha fé em Jesus. Achei sua história bastante comovente e ela ajudou em meu crescimento na caminhada cristã, pois me fez ver que todos os problemas e sofrimentos que passo são insignificantes em relação ao que ele viveu.

A história de Paulo é contada no livro de Atos, escrito por Lucas, que era médico, historiador e autor de um dos quatro evangelhos. Ele acompanhou o apóstolo em suas viagens missionárias e por isso seu relato é confiável, mesmo quando conta o que aconteceu antes de se conhecerem. Lemos ali que Paulo viu Jesus manifestar-se em forma de luz brilhante acompanhada da voz do Senhor. Paulo era perseguidor de cristãos, mas depois que entregou sua vida a Cristo tornou-se um fervoroso missionário. Suas pregações confundiram e incomodaram os judeus, que quiseram matá-lo. Então aconteceu algo até engraçado: ele fugiu deles dentro de um cesto descido por uma abertura na muralha da cidade (At 9.23-25). Daquela noite em diante, sua vida foi de perseguições e sofrimentos.

Volte ao texto lido hoje no v 24; multiplique o número que consta ali por cinco e veja quantas chicotadas ele levou! Também passou por naufrágio três vezes e ficou durante uma noite e um dia no mar, sujeito a hipotermia (diminuição da temperatura do corpo que pode levar à morte), sem falar em todos os perigos que passou.

Será que esse sofrimento que você está passando chega perto do que Paulo viveu? Muitas pessoas, quando são pegas de surpresa pelo desemprego, por decepções ou enfermidades, abandonam a fé em Jesus e também a igreja. Porém, temos de seguir o exemplo de Paulo para experimentar a paz que só Deus pode nos dar. Foi ele que escreveu o versículo em destaque, mesmo estando em uma prisão!

Quem sofre por amor a Cristo é até um privilegiado! (cf. Fp 1.29)

Graça e paz!!!

Deixe um comentário