Andar diferente
“Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” Efesios 5:1-15
Como posso andar de modo diferente? Paulo nos mostra em Efésios um modelo de procedimento, o modelo de Cristo. Em nossos dias, as pessoas seguem a moda, procuram usar a roupa que os modelos usam, copiam o jeito das novelas… O modelo apresentado na Bíblia destina-se a mostrar ao mundo uma forma diferente de viver, que vai além das vestimentas e do que os outros enxergam em mim exteriormente.
Andando como Jesus, mostro ao mundo que pertenço a ele e que obedeço aos seus mandamentos. Vamos destacar alguns elementos do texto que você acabou de ler:
1 – Andar em amor (v 2). Cristo é o exemplo em tudo na nossa vida. Ele deu-se totalmente, perdoou, amou os pecadores mesmo sem estes merecerem, ajudou os necessitados, sofreu em amor, fez o que Deus queria. Foi obediente do início ao fim. E nós, como mostramos amor?
2 – Andar como filhos da luz (v 8). Andar como uma pessoa regenerada, que tem Cristo como centro da vida, experimentando e provando o que é agradável a Deus. Seremos conhecidos pelos nossos frutos, isto é: por aquilo que a nossa vida produzir.
3 – Andar como sábios (v 15). Trata-se de observar e analisar em nossa vida se temos feito o que vem de Deus ou não.
Cada um deve analisar a si próprio, pois o julgamento de Deus também será individual. Preciso procurar compreender qual é a vontade de Deus para mim. Essa vontade não se compra no mercado: precisamos buscar a intimidade com Deus para descobri-la.
Para conseguirmos andar em amor, como filhos da luz e sendo sábios, os versículos 17-21, mais adiante, deixam suas orientações: enchendo-nos do Espírito, anunciando Cristo e falando coisas que edifiquem, dando graças pelas bênçãos e provas, sujeitando-nos a Deus e também ao próximo.
Andar como Jesus andou não é esquisitice, mas ser positivamente diferente.
Graça e paz!!!