2012
“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 24.36-51
Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento (Dn 12.4b).
Recentemente assisti a um documentário sobre o ano de 2012, que está quase terminando. Milhares de pessoas em todo o planeta estão amedrontadas com profecias humanas predizendo certos acontecimentos agora neste mês de dezembro. Alguns creem que será o fim do mundo, enquanto outros dizem que ocorrerá uma transformação do que temos hoje em uma nova era.
Muita gente está se preparando espiritual e materialmente para viver numa realidade diferente que, dizem, começará logo após o dia 21 de dezembro de 2012. Outra ordem seria, então, estabelecida pelos sobreviventes. Haverá uma transformação espiritual, segundo seus profetas, que se baseia principalmente no calendário do povo Maia, da América Central. Alguns creem que essa contagem de tempo chegará ao fim e que ocorrerão mudanças astronômicas e coisas extraordinárias.
Entretanto, o cristão fiel aos ensinos das Sagradas Escrituras não está preocupado com esses falsos profetas. Ele está se preparando desde o momento em que passou a viver diariamente com o Senhor Jesus, pois crê que foi criado para viver por toda a eternidade, e que este mundo será um dia transformado em novo céu e nova terra, conforme Ap 21.1.
O próprio Jesus ensinou aos seus discípulos, no texto que lemos hoje, que somente o Pai sabe quando será o dia e a hora em que isso acontecerá (v 36). Haverá, porém, muitos sinais antes disso: pragas, terremotos, tempestades, fogo, fome, tempestades de meteoros, falta de água… Mas ainda há tantos que têm uma vida completamente despreparada para os acontecimentos daquele dia. Vivem como se nada fosse acontecer e pensando que a vida consiste apenas em trabalhar, comer e beber.
Jesus advertiu que devemos estar preparados porque não sabemos quando ele virá. Nosso Senhor aparecerá numa hora quando menos esperamos. A preparação consiste tão somente em entregar a vida a Jesus e segui -lo sempre.
Não importa a data da volta de Jesus, mas nossa condição diante de Deus.
Graça e paz!!!