Check up

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão; e, havendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha. De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.” 1 Coríntios 11.23-33

Examine -se cada um a si mesmo… (1Co 11.28)

Todos deveriam passar pelo menos uma vez por ano por um check-up, uma bateria de exames para saber como vai a saúde. As empresas fecham uma vez por ano para balanço, e creio que na vida espiritual não deveria ser diferente.

Precisamos de um constante autoexame espiritual, ou seja, analisar nossa vida à luz da Palavra de Deus. O ser humano é perito em examinar a vida alheia, gosta de investigar a vida do outro, reparando nos erros e defeitos do próximo. Alguns sabem tudo do seu próximo e não têm tempo para arrumar a própria vida.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre o assunto. Em 2 Coríntios 13.5 está registrado: “Examinem -se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.” Entendo à luz do texto bíblico que a tarefa individual é fazer um check-up da sua vida com Deus, do seu relacionamento com ele.

O rei Davi traz no Salmo 51 fortes declarações sobre sua vida, mostrando que fizera um autoexame e que estava disposto a mudar. Ao descobrir como estava, ele mostra arrependimento e volta para Deus. No verso 4 ele reconhece que havia pecado contra Deus e feito mal perante o Senhor, a ponto de no verso 7 clamar pela purificação: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco que a neve serei”.

Davi sabia que o pecado traz tristeza, e esta era a sua condição. No verso 12 ele clama a Deus para recuperar a alegria da salvação. Após examinar a si mesmo, o rei Davi mudou de atitude, revelando ser um homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14).

Desafio todos nós a realizarmos um check up espiritual e a colocarmos em ordem a nossa vida com Deus. Não fiquemos examinando os outros, mas examinemos a nós mesmos. Deixo 3 conselhos:

1º Manter uma vida de oração diária;

2º Estudar constantemente a Palavra de Deus;

3º Viver o dia a dia de modo a apresentar Cristo aos outros.

Que o nosso Deus renove a nossa força para tanto.

Só podemos corrigir as falhas que conhecemos. Não espere até que outros apontem as suas.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário