Bencao

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram. Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra. Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.” Genesis 12:1-9.

Tornarei famoso o seu nome e você será uma bênção (Gn 12.2b).

Hoje lemos como Deus prometeu abençoar Abrão. Para isso, Abrão teve de deixar aquilo que a seus olhos parecia ser muito precioso: sua terra e sua parentela. Tais bênçãos são benefícios especiais que Deus concede a quem lhe obedece. Não como prêmios de boa conduta, mas como resultado da reconciliação com ele – a primeira e maior bênção de todas, oferecida de graça por seu amor. Esse princípio vale também para nós hoje. Só quem abandona a velha vida distante de Deus e se volta para ele receberá essas bênçãos.
No nosso modo de vida natural jamais as encontraremos, porque o mundo todo está debaixo do poder do Maligno (1Jo 5.19). Não é uma condição dura. Deus condiciona suas bênçãos ao abandono da velha vida porque esta nos prejudica. “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona, encontra misericórdia” (Pv 28.13). Você já tinha ouvido falar deste caminho de bênção?
Há muitos que nada sabem a respeito. Dê uma olhada entre as pessoas ao seu redor. Verá ali pessoas que se esforçam de manhã até a noite para produzir algo de bom, mas tudo parece escapar -lhes por entre os dedos. Falta-lhes a bênção de Deus porque andam nos seus próprios caminhos. A bênção de Deus não é uma mágica que fará tudo dar sempre certo – mas há pessoas até materialmente pobres que conseguem beneficiar outros porque Deus abençoa o pouco que possuem e lhes concede tudo aquilo de que necessitam.
Assim, sobram exemplos de jovens casais, dotados e ativos e com grandes esperanças, cuja vida conjugal desaba porque a construíram sobre valores naturais e passageiros, como uma base de areia sem firmeza. Não se preocuparam em alicerçar sua vida em Deus. Muita gente por aí diz ter fé, mas esta precisa estar firmada no Deus de Abrão e na busca daquilo que ele determinar como bom para a vida. Quem age assim não só será abençoado, mas ele mesmo será uma bênção e poderá abençoar outras pessoas.

As bênçãos na vida são resultado de uma vida em conformidade com Deus.

Graca e paz!!!

Deixe um comentário