Honrar
“Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos. A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. A voz do Senhor lança labaredas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz as corças darem a luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória! O Senhor está entronizado sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” Salmo 29
Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos, exaltemos o seu nome (Sl 34.3).
Honrar a Deus significa dignificá-lo. É distingui-lo em tudo, dando-lhe prioridade em nosso viver. O nosso Deus merece isso e muito mais. Ele está entronizado nos céus e deve ser exaltado; esteve presente na terra na pessoa do Senhor Jesus Cristo e deverá ser honrado no novo céu e nova terra, eternamente.
No Antigo Testamento lemos que os israelitas foram sempre chamados a honrar a Deus. Moisés fez isso quando experimentou o seu poder em tirá-los do Egito, caminhar com o povo no deserto escaldante e abrir o Mar Vermelho para que pudessem atravessá-lo (Êx 15).
Quando adoramos a Deus, achegamo-nos à sua presença para honrá-lo por quem ele é, pelo seu poder, por tudo o que ele significa para nós e pelo que tem feito em nossa vida. O salmista pede a cada um de nós que provemos o Senhor, e então saberemos que ele verdadeiramente é bom (Sl 34.8) – e muito mais do que bom! Eu sei disso: ele faz maravilhas! Esteve comigo em cada desafio, “abrindo o Mar Vermelho”, por isso vou adorá-lo e honrá-lo com todos os fiéis.
Para honrar a Deus é necessário que estejamos comprometidos com Jesus. Se o rejeitarmos, por mais que pensemos e falemos sobre espiritualidade, não agradaremos ao Senhor. Nas minhas caminhadas pela comunidade em que moro encontrei-me com um senhor a quem compartilhei a mensagem do Evangelho. Certa vez ele me disse que cria em Deus e o honrava, mas rejeitava o Filho. “É impossível!”, respondi. Jesus é a expressão máxima da revelação do amor de Deus a todos aqueles que creem. É por isso que quando adoramos a Jesus estamos honrando a Deus.
Os profetas do Antigo Testamento tentaram de muitas maneiras explicar o amor divino. Todavia, muitas pessoas nunca deram importância às suas mensagens. Então, Deus resolveu aparecer onde estamos. Quando entendermos que Jesus é a prova do amor de Deus, que veio buscar aqueles que vivem sem ele, iremos honrá-lo sempre.
Ofereçamos honra e louvor àquele que veio a este mundo à nossa procura.
Graça e paz!!!