Conspiração

O rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: “Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre!” (Dn 6.16)

Muitas são as coisas que podem levar pessoas a criar planos maldosos. Neste caso, contra Daniel, a inveja de certos indivíduos que queriam poder levou-os a conspirar contra a vida de alguém que lhes era próximo e até mesmo trabalhava com eles. Assim, armaram um ardiloso plano para incriminá-lo e levá-lo à morte. O plano buscava fazer com que Daniel se tornasse infiel a Deus. No episódio deste capítulo é possível que ele já fosse um homem idoso e, mesmo assim, depois de uma convivência prolongada, os homens que tentaram arruiná-lo não achavam erros nele: Daniel era totalmente íntegro, por isso foi necessário forçar uma situação.

Mesmo sendo incriminado por sua atitude, Daniel não abriu mão de seguir seus princípios e continuar buscando seu Senhor. Embora essa decisão o levasse a uma cova cheia de leões, nada o fez mudar, pois ele confiava em que Deus continuava no controle daquela situação. Não deixa de haver alguma ironia no milagre que protegeu Daniel naquela cova de animais ferozes contra as feras humanas que conspiraram contra ele, para depois continuar prosperando como um dos administradores de Dario.

A grande questão e diferença é que, além dos leões, Daniel tinha a companhia de Deus, aquele que possui autoridade sobre tudo e todos. O texto bíblico mostra que Deus zela por aqueles que lhe são fiéis e, ainda que os inimigos pareçam poderosos, Deus é soberano sobre todos eles. A fidelidade de Daniel ao Senhor foi importante, mas o que fez diferença mesmo foi a fidelidade de Deus ao seu servo. Sem depender da nossa fidelidade, o Senhor a honra com a sua, que é infinitamente superior. O Senhor jamais esquece os seus. Mesmo que você esteja numa cova, Ele estará lá com você.

Não há conspiração capaz de prejudicar quem Deus protege.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário