Nossa Visão de Deus Transforma a Nossa Visão do Mundo

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor, assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo. Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com ela tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há-de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6.1-8

O profeta Isaías exerceu seu ministério por mais de 40 anos, tendo seu início no ano da morte do rei Uzias (740 a.C.). Isaías profetizou no período onde vários reis passaram por Judá: Jotão, Acaz e Ezequias. Esta foi uma época de grande agitação política em Judá por causa do império assírio. Na época de Ezequias o reino de Israel (722 a.C.) foi levado cativo para a Assíria, mas Ezequias confiou no Senhor e escapou por pouco da destruição dos assírios.

Isaías nasceu e conviveu com essa realidade, o pecado do povo era quase infreável. O próprio profeta fala sobre isso no verso 5 “homem de lábios impuros” e “povo de lábios impuros”. Todo esse ambiente proporcionou um afastamento de Deus, o povo de Judá estava ficando cada vez mais distante de Deus, parece que tudo isso foi influenciando Isaías em sua infância e juventude.

Até que no capítulo 6, o profeta tem uma visão. Alguns Serafins voando e cada um com seis asas, com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Todo o templo ficou cheio de fumaça e os Serafins diziam: “Santo (qadosh), santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (qavod)”. Vemos, então, a mudança na visão de mundo que Isaías tinha e a postura transformada por uma visão de mundo orientada pela Palavra de Deus. Ainda no capítulo 6.5 percebemos 3 concepções (ou visões) de mundo em Isaías que são fundamentais para entendermos a vontade de Deus para nós. E quais são estas 3 concepções (ou visões) de mundo? O que elas nos têm a ensinar?

A primeira visão é: A visão de si (ou de nós) mesmo(s). (v. 5a). “sou um homem de lábios impuros

O profeta estava se sentindo totalmente fora do padrão de Deus, e isto era de tal forma que as primeiras palavras dele foram: ai de mim e estou perdido. A palavra “Ai” (hebr. yô’, `oy) neste texto, indica um sentimento de desespero por parte do profeta, quando este teve a visão dos serafins. Percebemos um grito de angustia e de socorro. “Estou perdido” – que é o mesmo que “aniquilado”, “exterminado”, “cortado e lançado fora”. Quando ele disse que tinha lábios impuros, a palavra no hebraico para “impuro” é Tamah, que significa “estar imundo no sentido de ter lepra” A lepra sempre assume a conotação de pecado na Bíblia. Nós também precisamos reconhecer quem somos, termos uma visão correta de nós mesmos. Mas reconhecer que somos pecadores não é o suficiente, precisamos analisar a segunda visão:

A segunda visão é: A visão do mundo “cosmovisão” (v. 5b). “vivo no meio de um povo de impuros lábios

Isaías estava afirmando que o povo do qual fazia parte era pecador assim como ele. A palavra para “impuro” aqui é a mesma da palavra anterior, fazendo referência ao pecado, à lepra. Assim como nós vivemos no meio de uma sociedade pecadora e sedutora, que procura em todo momento nos tragar com seu prazeres e deleites, precisamos compreender e ter bem definida a nossa cosmovisão com relação ao estado onde as pessoas ao nosso redor estão. Mas ainda é preciso analisar a terceira visão:

A terceira visão é: A visão de Deus (v. 5c). “meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos

A palavra que foi traduzida por “viram” no hebraico é Raah, E significa a aceitação da Palavra de Deus tal como entregue por seus mensageiros. O entendimento e fé. O “ver com os olhos” é ouvir a Palavra de Deus, entendê-la e voltar-se para ela. Esta palavra possui outros quatro sentidos:

1. O ato de aceitação, especialmente por parte de Deus;

2. “Prover” quando Deus provê algo;

3. “Ter respeito” a reverência a Deus como o Soberano e Senhor;

4. Esta palavra é usada para descrever o ato em que um profeta autêntico recebe uma revelação de Deus, e é enviado para proclamá-la.

Daí entendemos a resposta de Isaías “eis-me aqui, envia-me” ao chamado do SENHOR “A quem enviarei?” Nós precisamos “ver” Deus, no sentido exato da palavra. Para termos uma visão correta da vida e do nosso propósito, precisamos entender a Palavra de Deus, compreender, fazer que ela seja clara em nossa mente. É necessário termos reverência e respeito ao Senhor nosso Deus.

Enquanto mantivermos nossas próprias posições e respostas prontas acerca de tudo, baseadas em nossos próprios conhecimentos ou totalmente influenciadas por essa sociedade, nunca seremos crentes de verdade e viveremos sempre uma vida espiritual frustrada. Mas, se reconhecermos quem somos, a atual situação do mundo e o seu destino de perdição e entendermos a Palavra de Deus para nós, com certeza teremos uma vida transformada que transformará muitas outras vidas ao nosso redor, e assim cumpriremos o propósito de Deus para nossa vida.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário