Desejando iluminar mais que à luz do Centurião!

“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas, dize somente uma palavra, e o meu criado sarará; Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaac, e Jacob, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mateus 8:5-13

Ao olharmos para os evangelhos nos deparamos com uma pessoa extremamente diferente de tudo que o mundo já viu e conheceu. Pois com toda certeza jamais a humanidade terá a grata graça e me perdoem à redundância, de ver alguém como o nosso Senhor Jesus. E era justamente por Ele ser assim que Ele atraia tanta gente para si, inclusive pessoas que eram desqualificadas e desprezadas pela sociedade da qual faziam parte. Mas que ao se encontrarem com Jesus, eram totalmente transformadas e abençoadas. E foi exatamente isto que levou o centurião de Cafarnaum ao encontro de Jesus e conseguir aquilo que ele buscava, ou seja, a cura de seu criado. A primeira lição que encontramos nesta porção da Bíblia é:

Em muitas situações as pessoas que não vivenciam nosso contexto demonstram mais lucidez e menos egoísmo em suas ações. (versos 5-7): – Ao se encontrar com Jesus o centurião poderia olhar para si mesmo e agir da forma mais egoísta possível, afinal quantos não foram até Jesus e lhe pediram algo para si mesmo. Mas ao invés de agir assim, ele aproveita a oportunidade para pedir para um de seus subordinados. E a grande pergunta a ser feita aqui é: Por quem temos clamado e pedido ao Senhor? Como temos encarado a oportunidade de estar diante de Jesus? Ele tem sido encarado somente como aquele que pode satisfazer toda a minha perspectiva egoísta?

Em muitas situações as pessoas que não vivenciam nosso contexto se percebem muito mais diante da chance de se relacionar com Deus. (versos 8-9): – Diante da palavra e da promessa de Jesus de ir até sua casa e curar o rapaz, o Centurião olha para dentro de si e com certeza percebe sua miséria, suas mazelas e seus defeitos. Pois este é o sentimento de um verdadeiro cristão ao aproximar de Deus de verdade. Diante disto ele sugere a Jesus que se ele simplesmente ordenasse uma palavra de cura com toda certeza isto iria ocorrer. Esta postura leva Jesus a um estado de extrema admiração em relação a este homem, que com toda certeza aos olhos de muitos vivia distante e alienado de Deus.

Em muitas situações as pessoas que não vivenciam nosso meio demonstram muito mais fé em sua relação com Deus. (verso 10 -13): – A declaração de Jesus é bombástica, pois ao declarar não haver encontrado ninguém em Israel com uma fé como a deste homem, seria o equivalente dele dentro de um contexto de cristianismo que vivemos declarar que nem mesmo entre os evangélicos Ele encontrou alguém com uma fé como deste homem. Mas a declaração não estanca ai, e Ele prossegue dizendo que muitos viriam do oriente e do ocidente e tomaria lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus, todavia os filhos do reino seriam lançados fora. Ai Ele diz ao centurião: “Vai-te, e te seja feito assim como crestes” E o texto diz que naquela mesma hora o criado dele foi curado.

A proposta de Deus com certeza não é que abandonemos o nosso contexto, ou seja, não precisamos abandonar nossa fé e o caminho que estamos inseridos. Mas a proposta do Senhor é um convite para que sejamos curados. Mas para cura é necessário uma entrega verdadeira para Deus. Ele deseja ver nossa luz brilhar e brilhar muito mais do que a luz dos centuriões que vivem fora de nosso contexto.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário