A intenção foi boa; mas o que vale é o resultado!

“E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei, desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.” Marcos 10: 17-27

Estamos diante de um encontro entre um homem de posição privilegiada financeiramente, e o Senhor Jesus Cristo, e o objetivo deste encontro era saber como alcançar a vida eterna, ou seja, a intenção deste homem em procurar Jesus, foi muito boa. Mas, precisamos aprender, que só boas intenções, não resolvem os problemas, é preciso sim, transformar estas boas intenções, em atitudes concretas, pois as intenções são as molas que nos impulsionam até o nosso objetivo.

Depois de algumas considerações, onde o homem aparentemente se saiu bem, Jesus coloca em xeque a intenção daquele homem, era a hora da verdade: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me.

Esta declaração de Jesus fez a boa intenção desaparecer, pois esta era uma linguagem que ele se recusava a entender, vender tudo e dar aos pobres, não estava nos seus planos, era um preço alto demais. Assim terminava um encontro, que tinha tudo para ter um final feliz, o homem sai contrariado e triste, pois sabia que estava jogando fora a melhor chance da sua vida, mas os seus bens, falaram mais alto.

Esta passagem nos serve de alerta, pois todos nós temos boas intenções em relação ao reino de Deus, todos nós queremos um dia herdar a vida eterna, mas dois pontos precisam ser seriamente considerados:

1º) De acordo com o padrão de Jesus, o que esta faltando para cada um de nós? Para aquele homem faltava só uma coisa, e para nós quantas faltam, e quais são? Temos que ser muito honestos, pois Deus não suporta hipocrisia, de nada adianta estarmos há anos na igreja, se a nossa vida não corresponde às expectativas de Deus.

2º) Estamos dispostos a abrir mão de tudo para seguir Jesus e alcançar a vida eterna? O homem rico escolheu continuar com sua riqueza aqui na terra, e não acreditou em um tesouro no céu. Precisamos com urgência, nos desprender de tudo o que pode comprometer a nossa salvação, às vezes é algo tão pequeno que não damos a devida atenção, mas Jesus nos dá a receita e a vacina:

MT 26; 41 – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Que Deus nos ajude, a transformar as nossas boas intenções em fatos concretos, que resultem em garantia de salvação para a vida eterna.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário