Ver Jesus
“Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.” Marcos 10.46-52
[Jesus disse:] Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12.46).
Não sabemos há quanto tempo Bartimeu era cego. O que será que ele sonhava ver? A cidade, as pessoas, a paisagem? Ele apenas podia imaginar como era o mundo em que vivia, sem contemplá-lo. Então, surgiu a grande oportunidade.
Certamente ele já tinha ouvido falar sobre Jesus, mas não chamou o Mestre para conhecê-lo ou escutar suas palavras: queria experimentar seu poder. Ele desejava ver! Sendo Deus, apenas Cristo tinha a noção exata de como era a vida daquele homem. Conhecendo seu sonho e sua fé, Jesus teve compaixão dele e curou-o. De repente, Bartimeu viu a luz, a cor do céu, o lugar onde estava… e viu Jesus! Aquele de quem apenas ouvira falar estava diante dele, contemplando-o com o olhar mais amoroso que se possa imaginar.
Talvez a primeira imagem registrada na mente de Bartimeu tenha sido a de Cristo. Mas havia tanta coisa a enxergar! O templo em Jerusalém, os montes, o rio Jordão… Ele poderia ter escolhido “aproveitar” sua nova vida e conhecer todos os lugares que nunca vira antes. Porém, Bartimeu escolheu seguir Jesus. Não apenas por gratidão, mas por crer que ele era quem dizia ser – o Filho de Deus.
Decidiu aproveitar sua nova vida seguindo Jesus – e quantos milagres deve ter visto pelo caminho! Talvez ele o tenha seguido até vê-lo pendurado na cruz, morrendo no lugar de todos aqueles que vivem em trevas, para que estes pudessem ver Deus. Também deve ter visto, admirado, o túmulo vazio que lembrava o maior milagre de todos – a vitória de Cristo sobre a morte! Conhecer Jesus fez toda a diferença na vida de Bartimeu. Mas ele não se contentou em vê-lo: decidiu segui-lo.
É isso que temos de fazer hoje. Não basta sabermos quem é Jesus; precisamos entregar o controle de nossa vida em suas mãos, ter um relacionamento real com ele e obedecer-lhe. Assim as pessoas verão Jesus em nós!
Enxergar é bom. Ver o caminho certo é melhor, mas percorrê-lo é o que importa.
Graca e paz!!!