Senhor que é o homem mortal?

“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo dos seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo. As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” Salmo 8:1-9.

Este salmo é com toda certeza um exemplo insuperável daquilo que um hino deve ser, pois ele celebra a glória e a graça de Deus narrando de forma brilhante, majestosa e apaixonada aquilo que Deus é, e aquilo que ele tem feito. E o que me chama atenção neste texto do salmista, é que ele faz isto com uma perfeição incrível de forma muito simples, mas ao mesmo tempo não simplista. E mesmo diante desta simplicidade o que a gente enxerga nele é um salmista com um espírito de alegria misturada com uma reverência linda.

E isto porque o salmista sabe de quem ele está falando, ele sabe quem é este Deus por quem ele demonstra uma paixão enorme, e ao mesmo tempo uma atitude de respeito. E se cada um de nós observarmos com atenção a gente percebe que o tema deste salmo, o que o salmista quer mostrar é que Deus é magnífico, ou seja, o nome de Deus tem uma magnitude sem precedente algum, como ele mesmo diz: “Ó Senhor nosso quão magnífico é o teu nome em toda terra”.

Mas quando a gente olha para este salmo e ao mesmo tempo olhando para a sociedade da qual estamos todos inseridos, percebemos o grande contraste entre esta sociedade e o homem do salmo, isto porque em nossa sociedade o que vemos são homens totalmente egoístas que vivem uma vida totalmente cínica tendo como prioridade sempre olhar para si mesmo, onde o individualismo, a falta de respeito, a falta de amor pelo próximo é o que domina e impera em suas mentes e atitudes. E não para por ai, mas quando o assunto é Deus, o que podemos dizer, é que estes vivem de forma totalmente irresponsáveis não tendo em seus corações nenhum desejo e capacidade de amar e respeitar o seu criador.

E olhando para isto e para o salmo quais são as lições que podemos aprender?

1- O homem que nasceu de novo adora o seu criador. Versos 1 e 2.
• O homem foi criado por Deus para louvor da sua glória. Agora o que devemos ter muito claro em nossa mente, que depois da queda que ocasionou a separação do homem e Deus, isto só se torna possível através de uma obra de milagre. Foi exatamente o que Jesus disse a Nicodemos quando falou a respeito do novo nascimento.
• E o que se percebe neste salmo por parte do salmista é uma adoração a Deus extremamente ardente, a adoração aqui é de uma profundidade magnífica. E mesmo diante da reverência do respeito demonstrado ao Deus cuja gloria enche toda a terra, a intimidade que o salmista demonstra permite a ele afirmar com fé na alma que este Deus cujo nome é magnífico em toda terra, é o seu Deus pessoal, o Deus que cuida dele, zela por ele e o ama com todo amor e graça. E só se relaciona assim com Deus quem foi gerado pelo fogo e pelo vento do espírito.

2- O homem que nasceu de novo reconhece em Deus toda sua capacidade de amar o ser humano. Versos 3-8.
• De todas as criaturas listadas aqui, desde as estrelas até os peixes, somente o homem que pode contemplar o cenário dos céus, a lua, as estrelas com conhecimento suficiente e capaz de fazer a pergunta a Deus: Senhor que é o homem mortal para que dele te lembres e o visite? E só faz este questionamento quem nasceu de novo.
• Este questionamento do salmista pode até ser feito em outros tons, mas no caso aqui o tom é um só. Aqui o que existe é a admiração e a gratidão do salmista em reconhecer que Deus tem cuidado deste homem mortal, que Deus tem o visitado com seu amor e graça incondicional.

E olhando para isto tudo, percebendo toda esta realidade, o salmista termina o salmo, e termina exatamente como em seu inicio. A conclusão é exatamente igual ao ponto de partida. O que ele fez na verdade dos versos 2 a 8 foi explicar o porquê de tanta alegria e tanta vontade de glorificar a Deus logo no inicio de seu cântico e sua oração. Que é o homem para ser lembrado por Deus? Diante disto o que resta ao salmista é dizer: “Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda terra!”.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário