A oração do Perdão

“Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a Ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes Dele, deitando sortes sobre elas”.  Lucas 23: 33-34

Momentos antes de Jesus morrer na cruz, Ele fez uma oração ao Pai.

No cenário são três cruzes projetadas no horizonte. No meio está o Senhor Jesus, do lado direito um ladrão, e do lado esquerdo outro ladrão. Jesus morreu do jeito que sempre viveu.

Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Viveu entre eles para poder alcançá-los e transformá-los. Quando chegou a hora de morrer, morreu crucificado entre eles. E na hora se Sua morte, Ele fez uma oração que ninguém jamais esperava que ele fizesse. “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”.  Desta simples, porém profunda oração, podemos aprender algumas lições preciosas.

Na oração do perdão feita pelo Senhor Jesus, Ele nos ensina:

A lição da Dependência: (v.33) – Quando uma pessoa está para morrer, todos querem ouvir o que ela tem para dizer. Jesus começou Seu ministério em oração e terminou em oração.

O “depenciômetro” do cristão é a ORAÇÃO. Quem depende ora, quem não depende não ora, antes age por si mesmo.

Jesus era integralmente dependente do Pai, por isso orou naquele momento tão difícil. Portanto, aprendemos que a nossa dependência de Deus é totalmente proporcional ao nosso tempo de oração investido para com Ele. Note que nada, absolutamente nada impedia Jesus de orar! E quanto a você? O que tem lhe impedido de orar? Qual tem sido o seu grau de dependência de Deus? Você estaria disposto a investir mais de seu tempo em oração e dependência de Deus mesmo nas suas horas mais difíceis?

A lição da Coerência: (v.34) – Na hora da agonia, Jesus ora pelos seus inimigos, por aquele que o esbofeteia, por aquele que prega Suas mãos, por aquele que cospe em Seu rosto, por aquele que coloca a coroa de espinhos em sua fonte. Na cruz, Jesus vive o que pregou. Na oração que Jesus nos ensinou (Pai Nosso), Ele diz:

“Perdoai vossos inimigos” Mateus 6: 14, e na cruz Ele viveu isto.

Sua mensagem saiu da teologia e entrou na realidade do perdão, praticando o que pregou. Sua vida tem sido coerente com aquilo que você tem pregado? Saiba que não há cristianismo sem perdão. Perdoar deve ser para nós um estilo de vida constante e diário.

A lição da Persistência: (v.34) – Jesus orou pelos piores seres humanos que existiam, por aqueles que o estavam matando e que não queriam nada com Ele.

Talvez você possa imaginar que tenha sido em vão aquela oração de Jesus feita na cruz. Afinal, eles não queriam absolutamente nada com Jesus. Você acha que a oração de Jesus foi respondida? Certamente que sim!

Quarenta dias após a morte de Jesus na cruz, um fenômeno espetacular aconteceu! Cerca de três mil vidas se renderam à mensagem do evangelho de Jesus Cristo. No meio daquelas pessoas estavam muitos dos algozes de Jesus. Atos 2: 23 e 41. Portanto, seja persistente, ore pelos piores, por aqueles que não tem mais remédio.

Se Deus respondeu a oração de Jesus, responderá a sua também e lhe entregará o marido, a esposa, o filho, os parentes, os amigos, ou quem você determinar. Não perca o ânimo. Continue orando, continue suplicando. Ele responderá a sua oração. Não desista de quem Deus não desistiu. Lembre-se, não há coração duro que Deus ao possa quebrar.

Seja totalmente dependente do senhor através da oração, seja coerente com aquilo que você prega acerca do reino de Deus, e seja persistente para com aqueles que aparentemente não tem mais jeito.

 A exemplo de Jesus, faça diariamente também a oração do perdão.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário