Examine-se pois o homem a si mesmo

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice”. I Coríntios 11: 28

Na sua primeira carta aos irmãos de Corinto, o apóstolo Paulo tratou de maneira objetiva sobre a Santa Ceia do Senhor. O apóstolo orientou de maneira direta que todo aquele que é lavado no sangue precioso de Jesus Cristo ao participar da mesa do Senhor, deve de maneira espontânea examinar-se a si mesmo. Mas afinal de contas, quando examinamos a nós mesmos, que proveito tiramos disto? Que lições podemos extrair deste texto?

Ao examinarmos a nós mesmos, descobrimos que devemos:

Olhar para trás: Olhar para trás não no sentido de saudosismo e nem de medo, mas no sentido de contemplarmos a Cruz de Cristo. Lembrar do gesto de amor que Jesus demonstrou por cada um de nós é essencial ao cristão. Olhar para a cruz de Cristo é lembrar quem éramos e discernir quem somos agora.  Olhar para cruz de Cristo é ter o coração grato a Deus. Não há nada mais desagradável do que a ingratidão de um ser humano. Quando olhamos para a cruz, descobrimos que morremos para o pecado e vivemos exclusivamente para Deus. “Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”. I Pedro 2: 24-25.

Olhar para a frente: Olhar para a frente aponta para a esperança de todo cristão, a maravilhosa volta do Senhor Jesus Cristo. “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:3.

“Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”. Atos 1: 9-11. Todo bom cristão sonha com a maravilhosa volta do Senhor Jesus que gloriosamente nos arrebatará entre as nuvens para estarmos para sempre como Ele. “Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. I Tessalonicenses 4: 17-18.

Olhar para os lados: Quando olhamos ao nosso redor descobrimos que devemos acolher em amor os nossos irmãos. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. I João 4: 7-8.  “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”. I João 4: 20.

Note que a carta aos Coríntios era uma dura advertência pela falta de amor entre os irmãos.

“Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior”. I Coríntios 11: 17. “Porque quando comeis, cada um toma antes de outrem a sua própria ceia; e assim um fica com fome e outro se embriaga. Não tendes porventura casas onde comer e beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo”. I Coríntios 11: 21-22.

Olhar para dentro: Não fomos chamados para examinar outros, mas a nós mesmos. Se examinássemos detidamente os nossos próprios pecados, não teríamos tempo para ficar apontando os pecados dos outros. Um exame superficial do nosso próprio coração nos torna intolerantes para com os outros. “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão”. Mateus 7: 1-5.

Somos desafiados portanto a confessar todos os nossos pecados a Deus que tem poder de nos libertar por completo. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1: 9

Graça e paz!!!

Deixe um comentário