Os inimigos da Oração

“Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. I Tessalonicenses 5: 17-18

Precisamos entender a importância da oração em nossas vidas, pois todo o sucesso dependerá de quanto oramos diante de Deus. Se orarmos muito, teremos muito êxito, mas se orarmos pouco, teremos pouco êxito, se não orarmos, não teremos êxito algum. O Propósito de Deus é ouvir a todas as nossas orações.

“Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste”. João 11: 42.

No entanto, existem obstáculos, problemas, inimigos que se infiltram na nossa vida de oração e acabam impedindo a manifestação do poder de Deus em nós.

Vejamos alguns destes inimigos que devemos evitar na nossa vida de oração:

Dúvida e Incredulidade: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”. Tiago 1: 5-7. A dúvida é a maior ladra de bênçãos de Deus. O incrédulo chama Deus de mentiroso. Tiago usa a expressão da onda do mar para mostrar qual é a atitude do homem que duvida. A onda começa grande, imponente e barulhenta lá no meio do mar, mas quando chega na praia, vira espuma! Assim é aquele que duvida do Senhor. Deus nunca falhou com ninguém. Se o Senhor falhar com você, você vai entrar para o livro dos recordes “Guinnes Book”, porque vai ser a primeira pessoa com quem Ele falhou. Ele não falhou com Abraão, não falhou com Moisés, não falhou com Elias, não falhou com Jesus, portanto Ele também não vai falhar com você, creia nisto! “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8: 32.

Relacionamento errados na Família: “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”. I Pedro 3: 7. Quando o homem e a mulher resolvem alimentar mágoas mútuas, isto vai obstruindo a oração. Muitos jovens acham que o casamento é o “elixir” que vai curar todos os problemas, pois pensam de alguma forma que ao se casarem não terão mais problemas. Para esta atitude, o Senhor diz: “Se você não estiver bem com o seu cônjuge, Eu não vou te ouvir”. Por isso, ou você trata bem o seu cônjuge ou você vai secar de tanto orar e jejuar, e ainda assim o Senhor segundo a sua palavra, não vai ouvir as suas orações pois elas estão interrompidas por você mesmo! Por este motivo, no casamento ou como em qualquer outro relacionamento, o perdão tem que ser diário e contínuo, caso contrário este inimigo bloqueará as nossas orações a Deus nos impedindo de avançar e vencer.

Falta de Perdão: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas”. Marcos 11: 24-26. O texto diz que se você não perdoar, é melhor nem continuar orando. Por isso muita gente diz: “Eu orei e Deus não me ouviu”. Sabe porque? Porque existe um bloqueio chamado ressentimento. “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Hebreus 12: 15. Isto significa que você está precisando perdoar alguém. Não perdoar a alguém, é como se você bebesse um copo de veneno por dia esperando que quem lhe magoou morra seco e esturricado. Ora, não se engane, quem vai morrer é você mesmo, e o que é pior, aos poucos! Se você estiver magoado com alguém, não adianta orar. Portanto se tem anos que você guarda algum tipo de mágoa dentro de seu coração, tem anos que Deus não ouve a sua oração. Libere ainda hoje o perdão. Não queira se vingar pois a vingança não pertence a você, mas pertence a Deus. “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor”. Romanos 12: 19.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário