Mergulhe no Rio de Deus

“E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro;  e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo.  O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates”. Gênesis 2: 10-14

A Bíblia nos afirma que por onde o Rio de Deus flui, a prosperidade chegará. “Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis. E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva”. Ezequiel 47: 8-10.

No texto de Gênesis 2: 10-14, diz que o Rio que sai do Éden se divide em quatro braços ou seja, quatro extensões. O Rio de Deus aponta para a obra do Espírito Santo de Deus que flui como um rio em nosso interior. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva”. João 7: 38.

O que acontece quando mergulhamos neste Rio?

Vejamos suas principais características:

Quando mergulho no primeiro braço do Rio (PISON): Sou transformado (Gn. 2: 11). Pison significa “fluindo gratuitamente”, ou seja, o fluir de Deus é gratuito para aqueles que desejam. “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Isaías 55: 1. Diz também que o bdélio é traduzido como pérola que é um grão de pó que foi transfigurado. Onde está fluindo o Rio de Deus, vidas são transformadas.

Quando mergulho no segundo braço do Rio (GION): Jorro a Vida de Deus (Gn. 2: 13). Gion significa “correnteza forte”, ou “correnteza que arrebenta as margens”. Isso significa que quem mergulha neste Rio, quando abre a boca, suas palavras são cheias de vida. Quando chega num ambiente, a sua presença trás vida. Todos podem notar a diferença. O fato de ir para Cuxe ou seja, Etiópia, mostra o poder de vida para mudar aquilo que não podemos mudar por nós mesmos. “Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal”. Jeremias 13: 23. Embora não possamos mudar a cor de nossa pele ou natureza, ao mergulharmos neste Rio, não há ninguém que seja tão duro, nem tão difícil que não possa manifestar e jorrar a vida de Deus através de suas atitudes e comportamento.

Quando mergulho no terceiro braço do Rio (TIGRE): Sou mudado rapidamente (Gn. 2: 14). Tigre significa “rápido”. Isto aponta para a obra do Espírito Santo em nós que é forte e rápida. Ao mergulharmos neste Rio, veremos a mudança em nossa vida rapidamente. O fato de correr para a Assíria que significa “lugar plano”, mostra ao inundar a terra, a fonte de vida abundante do Senhor. “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10: 10.

Quando mergulho no quarto braço do Rio (EUFRATES): Sou frutífero (Gn. 2: 14). Eufrates significa “doce e fértil” ou “frutífero”. Isto quer dizer que quando eu mergulho neste Rio, torno-me frutífero diante de Deus. Não podemos frutificar por nossa própria força. Só podemos frutificar se mergulharmos neste Rio gerando o fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5: 22-23. Existe doçura e frutificação em nossa vida? Aqueles que fluem em Deus não são pessoas amargas, mas cheias da graça de Deus, frutificando abundantemente no Senhor.

Em qual dos braços do Rio de Deus você percebe que há uma necessidade de mergulhar hoje?

Mergulhe no Rio de Deus hoje mesmo e seja você também uma benção para a glória do Senhor nosso Deus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário