Enquanto o Senhor não vem…

“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões, vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que de entre vós foi recebido em cima, no céu, há-de vir, assim, como para o céu o vistes ir.” Atos 1:10 e 11.

Desde a ascensão de Jesus, todo crente olha para o céu. Naquele momento, enquanto os discípulos olhavam Jesus subir e desaparecer nas nuvens, dois anjos se aproximaram e fizeram uma pergunta e uma declaração. A pergunta foi: “Por que estais olhando para cima?” A declaração: “Esse Jesus há de vir assim como para o céu o vistes ir”. (At 1.10 e 11).
A partir daquele momento, todo crente vive com uma expectativa: a volta do Senhor Jesus. Disse o apóstolo Paulo: “… gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção de nosso corpo” (Rm 8.23).
Mas, enquanto isto não acontece!!!
O apóstolo Paulo, talvez assistindo ao atletismo nos Jogos Olímpicos, disse à igreja de Corinto:
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas só leva o prêmio? Corram de tal maneira que o alcanceis” (I Co 9.24).
Nós estamos numa corrida. Numa corrida para o céu e, ao contrário de uma competição de atletismo, que apenas o primeiro colocado leva o prêmio, todos que chegarem ao final da corrida são vencedores e receberão o maior de todos os prêmios: a coroa da vida!
Jesus escreveu à igreja de Smirna: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2.10).
Ele vai voltar!!! Enquanto isto não acontece, preciso lutar para guardar o que tenho, para que ninguém tome a minha coroa. (Ap. 3.11).
Ao recebermos Jesus como nosso Senhor e Salvador, deu-se a largada para a maior e mais importante corrida de todos os tempos e, cujo prêmio, diz respeito a nossa eternidade. Precisamos ir até o fim. Paulo, percebendo que sua vida física estava próxima do fim, declarou: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amarem a sua vinda”. (II Tm 4.7 e 8).
Mas afinal, o que posso fazer para não parar no meio da corrida?
1. Olhar para Jesus – Ele é a nossa segurança, a nossa motivação, a nossa referência. Temos que seguir os seus passos. Ir onde Ele está, fazer o que Ele faz, pensar o que Ele pensa.
2. Buscar a santificação – Sem ela ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
O céu é um lugar para santos. Precisamos, antes, entender o que é ser santo.
Santificação é o processo pelo qual o caráter de Cristo passa a dirigir nossas ações e pensamentos. É, ainda, o esforço que desprendemos contra a carne, para não pecarmos.
3. Ser fiel até a morte – A prática da fidelidade conduz ao prêmio (Mt 24.13).
O céu é um lugar para fieis. E o que é fidelidade?
Fidelidade é a perseverança em seguir ao Senhor em obediência. É também, lealdade aquele que é o Senhor de nossas vidas.
4. Pensar no que me espera – Trata-se da motivação para continuar (Hb 11.13 e 14).
O céu é um lugar para quem enxerga as promessas.
Quando olhamos para as circunstâncias com o olhar da esperança do céu, nada é tão difícil assim que não podemos suportar (Rm 8.18).

Graça e paz!!!

Pastor Vladimir

Deixe um comentário