Quando vem a tempestade…

“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Mateus 8:23-27.

O que este texto narra é uma história conhecida do Evangelho onde os discípulos estão no barco com Jesus depois de uma jornada extremamente cansativa, e de repente começa uma grande tempestade, os discípulos fazem de tudo para enfrentarem aquele problema sem incomodar o mestre, mas ao perceberem que não existia possibilidade nenhuma de escaparem daquela situação resolvem acordá-lo. Jesus se levanta e repreende o mar e os ventos e eis que se faz uma grande bonança. Diante disto os discípulos dizem: Quem e este que até o vento e o mar lhe obedecem! E aqui como em todos os textos existem lições espirituais para nossas vidas e a primeira é:

  1. Estar com Jesus é a melhor coisa a ser feita, ainda que seu discurso em relação a isto não pareça ser suficientemente encorajador. Verso 23: – As pessoas que seguem Jesus de verdade, descobrem que estar com Ele é estar com alguém para quem se pode abrir o coração na hora da angustia, descobrem que Nele se encontra refugio e paz, e tudo isto independente da proposta de Jesus para alguém segui-lo ter como slogan, “As raposas tem seu covis, as aves do céu seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reencostar a cabeça. A segunda lição é:
  2. Mesmo estando com Jesus e Ele conosco devemos saber que poderemos enfrentar tempestades Verso 24: – Jesus já havia dito que segui-lo, era trilhar um caminho onde não existe local para descansar a cabeça. Portanto mesmo seguindo Jesus de todo coração isto não vai nos imunizar das ondas da vida e dos maremotos que se agigantam na alma. A terceira lição é:
  3. Seguir Jesus não é garantia de liberdade contra as tormentas, mas é garantia que ele repreenderá ventos e mares e trará paz na alma e no coração. Versos 25-26: – Amados podemos crer nisto de todo o coração, não temos como escapar das tristezas e catástrofes da vida muitas vezes, não temos como viver na certeza e na convicção que nunca o mar da vida vai ficar furioso em nossa trajetória. Mas a única certeza que temos é, seja a tempestade do jeito que for, venha ela com muita fúria, muito vento, muita força, nós vamos poder dizer: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem! Podemos sim descansar porque em nosso barco está Jesus de Nazaré e Ele tem o controle de tudo.

Nosso Deus é maior que todas as coisas, portanto segui-lo, é a escolha e a decisão mais sábia na vida de um ser humano. Jesus irá acalmar as tempestades de nossa vida!

Graça e paz!!!

Deixe um comentário