Uma palavra aos Jovens e aos Pais

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6: 7.

Uma palavra às Jovens solteiras ou viúvas: (I Sam. 4: 19) – A bíblia não nos fala o nome da esposa de Finéias. Apenas diz que ela estava grávida e o parto estava próximo. Deveria ser casada recentemente, deveria ser jovem e bela. Casara-se virgem por ser esposa de um dos filhos do sacerdote Eli.
Deveria ter sonhos para seu filho como toda jovem mãe. Afinal, seu filho também seria um sacerdote no tempo determinado. Pelo fato de ter ela mais do que uma parteira para auxiliá-la na hora do parto, podemos perceber que era uma mulher rica, deveria morar numa casa confortável com todos os recursos e bens materiais necessários, boas roupas, boa comida, jóias caras, etc… Aparentemente tudo estava bem, pois ela havia se casado com um homem bem sucedido, filho de um sacerdote, ou seja, o sonho de qualquer jovem que almeja o casamento. No entanto, faltava-lhe o essencial para uma descendência abençoada e feliz:
Um marido TEMENTE a Deus. (Sl. 112: 1-3). A bíblia diz que:
a) Finéias não era um bom marido. (I Sam. 2: 12 e v. 22.), e desonrava a seu pai. (I Sam. 2: 25).
Portanto, lembre-se sempre: Um homem que desonra os pais, também desonrará a Deus.
Toda mulher que almeja o casamento e deseja tomar uma decisão acertada para o futuro, não basta apenas olhar para os recursos materiais que ele possui. É necessário olhar primeiro que tipo de filho é o seu futuro esposo. Ele é obediente aos pais?
Neste caso, por conta de uma decisão precipitada, a esposa de Finéias teve um final trágico pagando com a própria vida. Se você deseja ter uma descendência abençoada, não se case com os “Finéias” que estão a solta por aí, pois o final pode ser trágico.

Uma palavra aos Jovens solteiros ou viúvos: (Juízes 13: 5; e v.24) – Sansão foi escolhido e consagrado ao Senhor para realizar a missão de libertar Israel das mãos dos filisteus. Ele se tornou Juiz e deveria ter sido um grande libertador. Sansão violou um princípio importante: “Dar honra os pais” (Ef. 6: 2-3). Contrariou o desejo e a orientação de seus pais (Jz. 14: 1-3), e casou-se com uma filistéia (inimiga mortal do seu povo), prevalecendo assim o seu ego incontrolável. “… toma-me esta, porque só desta me agrado” (Jz 14: 3). Logo após, se envolveu com uma prostituta (Jz. 16: 1), e em seguida se envolveu com Dalila onde os seus piores inimigos se escondiam dentro da própria casa dela (Jz. 16: 9).
Afinal de contas, com quem você está se envolvendo? A pessoa na qual você está interessado, tem compromisso sério com Deus, ou está abrigando os inimigos (satanás e seus demônios) dentro de sua casa?
a) Sansão era forte e destemido e não podia ser destruído por 1.000 homens (Jz. 15: 15), mas agora, por causa de sua decisão precipitada, foi derrotado por uma mulher. (Jz. 16: 19).
b) Enfrentava a espada dos seus piores inimigos, mas foi vencido por uma pequenina navalha que cortou seus cabelos, símbolo da força e da unção de Deus em sua vida.
c) Por conta desta decisão insana, Sansão perdeu a visão (Jz. 16: 21), e passou a ter uma vida sem propósitos; foi amarrado com cadeias de bronze, e passou a ter uma vida sem liberdade, virava moinho no cárcere, passando a ter uma vida sem direção, uma vida que não saia do lugar.
Se você deseja encontrar uma esposa abençoada (um bom presente da parte de Deus), seja sábio ao escolher
(Pv. 18: 22; 31: 10-11), e não se case com as “Dalilas” que estão a solta por aí, pois o final pode ser trágico.

Uma palavra aos Pais: (I Crônicas 20:8) – Davi foi um matador de gigantes e tinha como seus seguidores matadores de gigantes. Ao matar Golias (I Sam. 17: 49-51), Davi recebeu:
a) A unção de gerar guerreiros capazes de matar gigantes, assim como ele o fez.
b) Por outro lado, e quanto a Amnom? Era filho de Davi e em II Sam. 13, vemos que ele cometeu incesto contra Tamar, sua irmã. Cometeu um pecado sexual, assim como Davi e Bate Seba. (II Sam. 11: 2-5).
c) Como se não bastasse, o outro filho de Davi, Absalão, soube do que havia acontecido com sua irmã Tamar, e planejou a morte do próprio irmão Amnom, e o matou. (II Sam. 13: 28-29), assim como Davi matou Urias (II Sam. 11: 15-17).
Como já era de se esperar, seus guerreiros e filhos simplesmente seguiram seus passos. Isto porque nós sempre vamos gerar aquilo que somos. Cada semente gera de acordo com sua própria espécie. Portanto Pais, quem vocês tem gerado? Guerreiros valentes que matam gigantes, ou assassinos promíscuos? Seja uma benção para o seu cônjuge, e seus filhos também o serão quando se casarem no futuro. Não dê mau exemplo para sua geração vindoura.

Que Deus abençoe a todos vocês e principalmente em suas decisões na área sentimental.

Deixe um comentário