Bem-Aventuranças para Nós Hoje

“E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os homens vos aborrecerem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque, eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas. Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.” Lucas 6.20-26

Para estudarmos este texto, precisamos compreender bem o que significa “bem-aventurado” ou “feliz” nestes versículos. Vamos pegar alguns textos da Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento para fazermos uma análise. No Antigo Testamento a palavra é ashrei, se significa bem-aventurado, feliz ou mais-que-feliz; este termo pode ser tanto individual “bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor seu Deus” (Sl 146.5) como coletivo “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR” (Sl 33.12). O termo “bem-aventurado” não é um sentimento mas um estado, tanto no hebraico como no grego makários o sentido é o mesmo, como vemos em 1Pe 3.14 “mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois” e Ap 14.13 “bem-aventurados os mortos, que desde agora morrem no Senhor”. No texto de Lucas há 4 bem-aventuranças e em seguida há um “ai” (canto fúnebre) que se opõe a cada bem-aventurança. Veremos cada uma delas:

Bem-aventurados os pobres (v. 20) – Aqui pode ser o literalmente pobre ou pode ser o “pobre de espírito” como diz em Mateus. Lucas está falando dos crentes pobres de sua época que eram oprimidos pelos ricos, pelos poderosos. A palavra “pobre” deve ser entendida como “humildes”, “dependentes de Deus”, “pois deles é o reino de Deus”.O oposto é o v. 24 “ai de vós os ricos” – Aqui são os ricos opressores, não os ricos literalmente, mas a palavra “rico”, deve ser entendida como “soberbo” e “opressor”, “pois já tiveram a sua consolação”.

Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome (v. 21a) – Na Bíblia, os famintos e os humildes tem um lugar especial em muitos versículos. No cântico de Maria, eles são bem-aventurados “encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos” (Lc 1.53). Em Mateus diz “fome e sede de justiça”, mostrando que esta fome e esta sede são de justiça. Lucas apenas escreve “fome”, e os que a tem “agora”, neste momento. Está relacionado à pobreza, os pobres geralmente não tem o que comer, ou pelo menos em abundância. Nesta vida, nossa fome nunca é plenamente satisfeita, saciamos nossa fome por uns instantes e logo estamos com fome novamente. A promessa é que nossa fome será saciada. O oposto é o v.25a “Ai de vós, os que agora estais fartos, pois vireis a ter fome”. Aqueles que se acham acima da lei, que tem benefícios que outros não tem, que agem injustamente como se fosse com justiça, ou fazem o mau e saem ilesas, um dia a justiça cairá sobre ela.

Bem-aventurados vós, os que agora chorais (v. 21b) – O “chorar” aqui está relacionado aos sofrimentos da vida, principalmente ao luto, à perda de pessoas queridas em meio às perseguições sofridas pelos primeiros cristãos. Também pode ser choro de tristeza, de desesperança, da perda da inocência, da justiça, de seu respeito próprio. A promessa de Jesus para quem “agora chora” é que haverá de rir, serão consolados. Isto pode ser no tempo presente ou no futuro. Quanto aos que “agora riem” vendo o sofrimento dos crentes, “ai de vós, que agora rides, porque haverão de chorar e de lamentar” (v. 25b).

Bem-aventurados sois quando vos odiarem, vos expulsarem, injuriarem, rejeitarem, por causa do Filho do Homem (v. 22) – Quando sofremos as conseqüências por seguir a Jesus, somos bem-aventurados. Mesmo que venhamos sofrer por esta causa, seremos felizes. Os primeiros cristãos tinham prazer em sofrer por causa do nome de Jesus, eram levados à morte, mas iam cantando louvores. Eles não eram super crentes, eles sofriam muito, apanhavam, eram apedrejados, choravam, tinham fome, eram pobres, mas eram felizes acima de tudo. Precisamos assumir esta posição. O oposto disto é o v. 26a “Ai de vós, quando todas as pessoas vos louvarem”. Este verso faz referência àqueles que eram louvados por perseguirem os cristãos. Hoje não é diferente, tanta gente se dispõe a perseguir a igreja, através de calúnias ou através de leis que contradizem os ensinamentos bíblicos.

Regozijai-vos naquele dia e saltai de alegria, grande é o vosso galardão (v. 23) – Todos os crentes são “bem-aventurados”, “felizes” pois seu galardão é grande. O fato de serem colocados em igualdade com os profetas do Antigo Testamento, mostra que os profetas também foram perseguidos por causa da Palavra de Deus. O oposto é o v. 26b “assim procederam seus pais com os falsos profetas”. Os falsos profetas em certa época não eram perseguidos, antes, eram louvados, eram colocados em lugar de honra, enquanto os verdadeiros profetas eram perseguidos, lançados em covas ou em cisternas. Estas pessoas que agiam injustamente, acabaram tendo o mesmo fim dos seus falsos profetas, ou foram mortos ou foram levados para o cativeiro.

Somos bem-aventurados ou felizes mesmo quando estamos passando por situações tristes ou desesperadoras, pois nossa felicidade não deve ser um sentimento, mas um estado, simplesmente somos felizes porque estamos dentro da vontade de Deus. Deus nos vê como felizes, pois temos um tesouro nos céus. Aqueles que hoje nos perseguem, nos fazem passar por privações, nos fazem chorar de luto ou por outras tristezas ou angústias, que nos fazem pobres impondo seus tipos de governos injustos e maléficos, todos estes sofrerão o que têm feito o povo de Deus sofrer. Como Paulo diz em Gálatas 6.7 “o que o homem semear, isto colherá”. Louve a Jesus meu irmão, minha irmã, mesmo com lágrimas, mesmo sofrendo, pois logo estaremos rindo de alegria, logo estaremos saciados com a justiça perfeita de Deus, deixaremos de passar necessidades, pois nosso Senhor é nosso supridor. A vitória é nossa, é do povo de Deus!

Graça e paz!!!

Deixe um comentário