O propósito de Deus nos Ministérios

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros, em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” Efésios 4:1-6.

Todos nós de verdade desejamos ter um ministério abençoado, ninguém projeta para si um ministério de fracassos e um ministério de derrotas, mas o que a gente precisa entender e saber, é que Deus nos escolheu e nos vocacionou com a finalidade de que através de nossas vidas e ministérios o corpo de Cristo seja edificado, chegue ao pleno conhecimento de Cristo, atinja um dia a maturidade e acima de tudo não ande como meninos e crianças levados por todo vento de doutrina.

O motivo do nosso chamado é este e nem de longe exaltação do homem. E neste texto enxergamos lições para quem deseja ter um ministério bem sucedido. A primeira delas é:

1. DEUS EXIGE QUE CADA UM DE NÓS ANDE E VIVA DE UM MODO CORRESPONDENTE A NOSSA ESCOLHA. (VERSO 1).

É grande responsabilidade que temos diante do fato de termos sido escolhidos por Deus. O que Paulo está afirmando aqui é que, passo a passo cada um de nós deve andar em uma direção que corresponda a nossa chamada, e que esta chamada para conhecer a graça de Deus em Cristo, para ser filhos de Deus e para ser mensageiros do evangelho de Jesus, deve transformar cada parte de nossa vida. E isto envolve obrigação de viver de modo a estar em conformidade com o nome daquele a quem nós servimos e a quem nós pertencemos. A segunda lição é:

2. DEUS EXIGE DE CADA UM DE NÓS ATITUDES QUE REVELARÃO QUE SOMOS DELE E PERTENCEMOS A ELE. (VERSOS 2-3)

E apenas enxertado na videira verdadeira que é Jesus que conseguimos desenvolver nosso ministério tendo como parte integrante dele atitudes como: Humildade, mansidão, longanimidade e acima disto ter a disposição de suportarmos uns aos outros e não de qualquer forma, mas nos suportarmos com disposição de amor dentro dos corações. Paulo ainda revela que Deus exige de cada um de nós diligência para preservarmos a unidade do espírito e o vinculo da paz. A terceira lição é:

3. DEUS QUER QUE SAIBAMOS QUE TODOS FAZEMOS PARTE DE UM SÓ CORPO E DE UM SÓ MINISTÉRIO E QUE TEMO APENAS UM SÓ DEUS. (VERSOS 4-6)

Deus não faz acepção de pessoas e nem nomeia grupos, ou seja, Deus não faz panelinha como costumamos dizer em relação aos grupos que vivem separados de outros por livre e espontânea vontade. Portanto nossos esforços devem ter um objetivo único, o objetivo é comum para todos.

E Paulo diz há um só corpo, portanto não existem várias Igrejas e todos estamos inseridos nela, há um só espírito, e portanto é ele quem capacita a todos da mesma forma.

E minha conclusão é baseada na forma magistral que Paulo esgota o assunto, quando ele diz: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e este Deus é Pai de todos, é sobre todos nós, age por meio de todos e esta em todos. Louvado seja Deus.

Que a benção do Senhor seja abundante sobre nós!

Graça e paz!!!

Deixe um comentário