Deus meu socorro e meu Senhor!

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé: aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal: ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” Salmos 121

Me identifico muito com os Salmos, isto porque para mim fica muito claro que neles é revelado exatamente aquilo que somos e sentimos. Salmos é a expressão exata do ser humano que um dia teve um encontro com o Deus que modificou e transformou sua história. Aquele que ama a Deus e o deseja de todo coração, aquele que confia em Deus e sabe ser ele o único refugio contra tudo, mas, todavia em seu viver se angustia, sente medo e o pior de tudo que às vezes os motivos das angustia são totalmente desconhecidos. E neste salmo isto não é diferente, e a primeira informação aqui é:

1. Na vida o homem de Deus sempre enfrenta dificuldades e lutas. (verso 1): – A pergunta é: “De onde me virá o socorro?” E com toda certeza ninguém pede, ninguém clama por socorro quando não se esta vivendo em perigo, quando tudo vai muito bem, quando a reflexão da vida que se faz é que o céu permanece azul e o mar esta sereno e muito tranqüilo. Mas o oposto disto só clama por socorro quem necessita dele. E na sua guerra particular e na sua angustia pessoal o salmista pergunta e clama, “de onde me virá o socorro?” E neste grito e neste clamor fica muito claro aquilo que o próprio Jesus compreendia muito bem, quando afirmou que no mundo teríamos aflições. A segunda informação aqui é:

2. Mesmo enfrentando lutas e dificuldades na vida, o homem de Deus deve saber que Deus sempre irá socorrê-lo. (verso 2): – Ao perguntar “de onde me virá o socorro?” o salmista não está de forma alguma duvidando de Deus, na verdade a pergunta não expressa dúvidas, mas o oposto disto ela vai introduzir a afirmação que contem o tema deste salmo, ou seja, Deus é o meu ajudador, o meu protetor, é o meu Deus que criou os céus e a terra. E diante de um Deus assim não tem como existir no coração motivos para temer seja o que for, ainda que a mente queira se condicionar a olhar apenas para o problema tentando nos fazer esquecermos-nos de descansarmos em Deus, a única certeza é: “o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. E o texto revela detalhes deste livramento e deste socorro, primeiramente afirmando que Deus não permite o vacilar de nossos pés. O que fica claro para mim que a capacidade de enfrentar todos os traumas da vida, a guerra interior, encarar o medo que assola tendo que lutar contra o sentimento que insiste em fazer com que se duvide do cuidado de Deus a nosso respeito, não vem de nós mesmos, portanto a capacidade de não desviarmos do caminho vem do Pai das luzes, é beneficio Dele em nosso favor. Outro detalhe é que Deus não dorme, alias ele nem aos menos cochila a fim de nos guardar e nos livrar. Ou seja, nada passa desapercebido ao olhar de Deus, ainda que o inimigo se levante Deus nos guardará, a afirmação é claríssima: “O Senhor é quem te guarda”. Outro detalhe é que Deus vai ser nossa sombra que trará alivio contra o sol que nos castiga e nos queima trazendo sofrimento e dor. Aqui o salmista usa a figura do sol que castiga o ser humano em sua força, fazendo com que seu corpo desfaleça e necessite encontrar um lugar para descanso e refrigério. E a afirmação é que de dia o sol não vai nos molestar, nem a lua durante a noite, portanto o livramento e cuidado é durante todo tempo, a cada instante, a cada minuto, é durante o dia e durante a noite.

Quero concluir usando as palavras do salmista e declarando-as como se eu mesmo as tivesse escrito, portanto eu afirmo que creio de todo meu coração que “O Senhor me guardará de todo mal, guardará a minha alma, O senhor guardará a minha saída e a minha entrada, desde agora e para sempre.”

Graça e paz!!!

Deixe um comentário