Ações de fé que vence o mundo

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados; Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1 João 5.1-5

Na época do apóstolo João não havia uma teologia cristã formada como a temos hoje. O próprio Novo Testamento ainda estava em formação, e o caso de 1 João é um exemplo disso, é uma carta endereçada a um grupo de cristãos que estavam sofrendo ataques de ensinamentos falsos, tendo o risco de se afastarem da fé no filho de Deus, Jesus Cristo. Estes falsos ensinamentos eram um dos maiores inimigos do cristianismo da época, o gnosticismo, que conhecemos hoje como gnose, o auto-conhecimento. A gnose hoje não nos apresenta maiores riscos, nossos inimigos agora são outros, embora as características sejam sempre semelhantes, a forma de atuação destas seitas com falsos ensinos às vezes são diferentes. O apóstolo João percebeu este problema na comunidade cristã da Ásia e escreveu esta primeira carta. Este texto nos fala de Fé e que para vencermos o mundo é necessário exercitarmos nossa fé, mas percebemos nestes versículos que a Fé é formada por três ações, indicadas no texto por três verbos fortes: Crer, Amar e Praticar. Vamos analisar cada um deles:

Crer – que Jesus é o Cristo e que é gerado de Deus (v. 1a) – João começa falando que em primeiro lugar é necessário crermos que Jesus é o Cristo. “Cristo” é uma palavra grega que significa “ungido”, é a tradução da palavra hebraica Messias, que traz o mesmo significado. João também diz que Jesus foi gerado por Deus e que no último versículo afirma que Jesus é o Filho de Deus. É necessário crer que Jesus é o Cristo e que ele é também o Filho de Deus. Todos os que crêem assim, também foram gerados em Deus, o novo nascimento. Esta é a conversão. O gnosticismo ensinava que Jesus era um espírito, e que não tinha nascido de Maria, não tinha corpo humano. Segundo os gnósticos, o corpo é algo ruim e que apenas o espírito é bom. Este também é um pensamento grego, o que dá ao nosso texto uma data e localização, eram crentes da Ásia do final do primeiro século. Esta é uma das ações da fé cristã, crer que Jesus é o Cristo. Hoje há tantos ensinos falsos sobre Jesus, seitas que dizem que Jesus não foi gerado por Deus, que ele não é filho de Deus, dizem até que ele não morreu na cruz. Estes falsos ensinos tem arrastado alguns irmãos para a perdição eterna. A segunda ação é:
Amar – aos filhos de Deus e a Deus (v. 1b e 2a) – No Novo Testamento há três palavras gregas que podem ser traduzidas por “amor”: filia, eros e ágape. A palavra que aparece aqui é ágape, esta palavra significa amor num sentido mais sublime, embora ela também seja utilizada nas relações humanas, ela traz um sentido de amor generoso, não visando algo em troca. Quando é utilizado para se referis a Deus, esta palavra passa a ter o sentido de adoração, um amor que adora. João fala sobre amar os filhos de Deus e amar a Deus, é outra ação que faz parte da Fé. A fé em Deus nos faz amar nosso próximo e o amor pelo nosso próximo é uma expressão do amor a Deus. Precisamos amar nossos irmãos e irmãs, isto recebe o nome de comunhão, a essência da comunhão é o amor, o Salmo 133 nos fala muito bem sobre isso. O amor pelos irmãos é a prova de somos discípulos de Jesus. Amar a Deus e ao próximo são os dois mandamentos que Jesus enfatizou (Mt 22.37). Não tem como amarmos a Deus sem amarmos nossos irmãos e irmãs (1Jo 4.20).
Praticar – seus mandamentos (v. 2b) – A terceira ação que compõe a fé é a Prática dos mandamentos do SENHOR. A palavra poiomen utilizada aqui denota uma prática diferente da palavra práxis, o termo práxis significa uma prática costumeira, cotidiana, rotineira, enquanto que poiomen significa algo que se pode produzir, em alguns casos faz relação com algo que se pode fazer para Deus. Esta prática é uma ação feita com amor, no sentido de guardar, manter ou proteger os mandamentos de Deus. É algo voluntário, uma causa, uma ação que pode ou não ser realizada por alguém. É interessante que no v. 3 João diz que os mandamentos de Deus não são pesados, não são difíceis de se cumprir, não são penosos, mas agradáveis quando praticados com amor. Jesus disse que se o amássemos, guardaríamos (praticaríamos) seus mandamentos (Jo 14.15), e ainda “vocês serão meus amigos, se fizerem o que vos mando” (Jo 15.14). A prática da Bíblia é o que nos difere dos demais, pois a prática da Bíblia demonstra amor e nos leva a conhecer a Deus e a fazer boas obras para com as pessoas ao nosso redor.

A Fé é mais do que uma simples palavra de duas sílabas, ela carrega um sentido muito maior. Aqui apenas falamos de três ações entre outras que compõem a Fé cristã. Se crermos que Jesus é o Cristo, que ele é gerado de Deus, Filho de Deus, se amarmos a Deus e aos nossos irmãos e irmãs e praticarmos os mandamentos de Deus, o resultado será uma fé inabalável. Percebemos todas estas ações na lista dos heróis da fé na carta aos Hebreus. Precisamos agir desta forma, assim conseguiremos vencer o mundo com a nossa FÉ.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário