Os Benefícios das Provações

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”. Tiago 1: 2-4.

A palavra de Deus nos afirma que devemos nos alegrar nas provações (situações aflitivas), porque na verdade elas não ocorrem por um mero acaso, antes, cumprem um propósito maior da parte de Deus para conosco, que é nos tornar perseverantes, maduros, corretos e sem deficiência alguma. Tiago não está dizendo que devemos ser masoquistas e gostar do sofrimento. Não nos alegramos pelo sofrimento em si, mas pelo que ele produz em nós.

Vejamos então como as tribulações e provações a que somos submetidos contribuem para o nosso desenvolvimento:

1. As provações expõem a nossa realidade espiritual: Os problemas revelam o nível de nossa profundidade ou superficialidade em Deus. Eles realçam onde estamos e onde precisamos melhorar. Algumas vezes a tribulação é um teste.
Geralmente nas provações, oramos mais e com maior intensidade, e acabamos descobrindo que poderíamos orar mais e ter mais intimidade com Deus. É na hora da provação que a palavra e a vida de Deus são confirmadas em nós.
Depois de ouvir uma palavra sobre paciência, Deus permitirá circunstâncias para que nossa paciência seja testada e aprovada nesta área.

2. As provações nos permitem conhecer mais a Deus: Só podemos conhecer o Deus que cura se passarmos pela enfermidade. Deus permite tribulações como forma Dele se manifestar com poder em nossas vidas. “Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. João 11: 3-4.
É no meio das tribulações que somos quebrantados e nos tornamos mais sensíveis a Deus. O milagre só pode acontecer se estivermos enfrentando um problema que só pode se resolver por meio Dele. “E Ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte”. II Coríntios 12: 9-10.

3. As provações nos estimulam e nos livram da comodidade: Os problemas são como um cachorro Pitbull furioso atrás de nós nos fazendo correr. Em tempos normais, temos a tendência de nos acomodar. Neste sentido os problemas por mais graves que sejam, não impedem de buscarmos a Deus nas madrugadas, de jejuarmos com intensidade, de estarmos mais atentos ao tratar de Deus em nossas vidas.

As tentações e provações vêm na proporção da nossa força, e Deus nos dá graça de enfrentá-las. Portanto, não nos assombremos diante dos grandes problemas e situações adversas, pois os tempos de sequidão são importantes para aprendermos a andar por fé e não dependermos da força humana e sim exclusivamente de Deus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário