Manassés – O retrato do amor incondicional de Deus!

“Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derribado; e levantou altares aos Baalim, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e os serviu. E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente. Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os pátios da casa do Senhor. Fez ele, também, passar seus filhos pelo fogo, no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agoiros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores; e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem esculpida, o ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a David e a Salomão, seu filho: Nesta casa, em Jerusalém, que escolhi, de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre; E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés. E Manassés tanto fez errar a Judá, e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. E falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos. Pelo que, o Senhor trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés entre os espinhais; e o amarraram com cadeias, e o levaram a Babilônia. E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor, seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; E lhe fez oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e o tornou a trazer a Jerusalém, ao seu reino: então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.” II Crônicas 33: 1-13

Sem sombra de dúvidas Manassés foi um dos piores reis que governou e reinou sobre Israel e com toda certeza foi um rei que muito desagradou a Deus. Começa a reinar com 12 anos de idade e faz tudo o que não se deve fazer, principalmente quando aquilo que se faz é justamente o que fere princípios de Deus.
O seu reinado foi baseado em tudo o que havia de pior em todas as nações gentias as quais Deus havia feito sucumbir diante do povo a quem a Ele amava. E o impressionante que o texto bíblico nos diz o que ele fez foi muito além do que estas nações pagas e sem Deus haviam feito.
Ele reedificou os altares aos baalins, os deuses da fertilidade locais, reedificou os postes ídolos no qual cultuavam a asera deusa baal no qual as pessoas que a adoravam criam que este deus residia num poste de madeira.
Ele adorou todos os exércitos dos céus, sacrificou seus filhos no vale de Hinom da mesma forma que seu avô já fizera antes, mergulhou de cabeça em um caminho de praticas de feitiçarias e tentou comunicar-se com os mortos através de uma prática religiosa totalmente condenada por Deus. Enfim este é Manassés.

Mas o que tudo isto tem a ver com a gente? Porque Deus deixou o registro de uma história como esta a nosso alcance? O que a história de Manassés nos ensina nos dias de hoje?

Ao ver esta história o que fica muito claro para mim, é a grande capacidade que Deus tem de sempre ter disposição de dar ao ser humano que ele ama uma nova chance. Esta história me mostra que para Deus não existe casos perdidos, não existem pessoas que não tem jeito. Esta história nos mostra que Deus pode tocar o coração de qualquer ser humano independente de seus atos.

Destaquei duas lições desta história a primeira delas é:

1)    Independente da capacidade de Deus nos amar de forma intensa e incondicional, o pecado em nossa vida traz sobre nós conseqüências desagradáveis. Verso 10 -11.

O interessante aqui e o que fica muito claro é que Deus nunca executa seu juízo antes de convidar o pecador a uma reflexão de sua vida. O verso 10 diz que Deus falou com Manassés e o povo, mas eles não quiseram ouvi-lo.
Manassés é preso com ganchos, é tratado como um animal, é jogado no calabouço, é tratado com um Zé ninguém e passa a conviver com angustias na alma e tudo isto por causa do pecado que o dominará.

2) Independente do tamanho de nosso pecado a capacidade de Deus nos amar é incondicional, é totalmente ilimitada. Versos 12-14.
No calabouço, preso com ganchos, angustiado pelo peso do pecado este homem suplica o perdão e ajuda de Deus. E nesta caverna pessoal a Bíblia diz que ele ora.
O impressionante que Deus olha para ele, enxerga sua humilhação, enxerga sinceridade nele e se torna favorável a ele, e Manassés diante disto reconhece que o Senhor é Deus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário