Deus a única fonte de paz dos homens!

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:4-7

Falar de paz hoje em dia parece soar como utopia, isto porque vivemos em um contexto de mundo, onde a única realidade para muitas pessoas é a realidade das guerras, das dificuldades financeiras, das desilusões amorosas, das decepções dos amigos de quem se esperava algo bom, mas infelizmente o que se recebeu deles foi traição. E mesmo nós sendo cristãos estamos cercados por todos os lados deste tipo de situações que causam no ser humano tristeza e falta de paz. E talvez a grande pergunta que o ser humano faz para si mesmo e dentro de si mesmo é: como ter paz? Como viver em paz em meio a esta realidade tão presente? E isto só se torna possível quando alguém de fato e não apenas da boca para fora, tem um encontro com Jesus passa tê-lo como Senhor da sua vida.

E a palavra de Deus nos mostra neste texto em primeiro lugar que só podemos ter paz quando passamos ter a atitude de:

1- Nos alegramos sempre e sempre no Senhor. Versos 4-5.

  • Mesmo preso em Roma Paulo o autor desta carta nos diz que devemos nos alegrar sempre em Deus, ou seja, ele nos ensina que é sim possível mesmo num cenário de guerra e prisão (lutas) ter paz em Deus.
  • Paulo também nos adverte que devemos nos portar diante das pessoas com moderação, e que esta deve ser conhecida de todos os homens.

Em segundo lugar a palavra de Deus nos diz que para termos paz é necessário:

2- Entregarmos tudo nas mãos de Deus e descansarmos Nele. Verso 6.

  • A ansiedade é totalmente prejudicial, porque quando agimos assim, o primeiro sintoma que sentimos como reflexo disto é falta de paz, mas surge impaciência e muito mais.
  • Mas Paulo nos faz um convite que em tudo devemos tornar conhecido diante de Deus as nossas petições pelo caminho da oração da suplica e do agradecimento.

Em terceiro lugar a palavra de Deus nos diz que ao seguirmos o conselho de nos alegrarmos sempre em Deus, e confiarmos totalmente nele, a única coisa que acontecerá com a gente é:

3- A paz de Deus vai se tornar presente verdadeiramente em nosso ser. Verso 7.

  • Este sentimento de paz não tem base no fato de alguém ter dinheiro, não tem base no fato de se ter amigos, de se ter status na sociedade em que se vive, mas o oposto disto o que Paulo nos ensina é que passa habitar na alma do homem a paz de Deus que independe de qualquer coisa e situação.
  • É na verdade uma paz que extrapola toda a capacidade de compreensão humana, e não tem intelectual que sobreviva a esta questão, pois a paz é notória na vida daquele que mesmo vivendo em deserto, em um caos consegue trasmiti-lá.

A verdade é uma só, ou melhor, a verdade para aquele que crê em Jesus e o tem como Senhor é uma só. Deus é a única fonte de paz para a alma humana, pois Nele encontramos vida abundante e vida abundante dentro de uma alma humana, ou seja, o homem, da a este capacidade de vencer tudo e ainda ter dentro de si a paz que excede toda compreensão e lógica humana.

Que a graça de Deus seja abundante sobre nós hoje e sempre!

Deixe um comentário