Planos

“Então Davi convocou em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os maiorais de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os eunucos e varões, e todo o varão valente. E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu: Em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca do concerto do Senhor e para o escabelo dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar. Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue. E o Senhor, Deus de Israel, escolheu-me, de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai na casa de Judá: e entre os filhos de meu pai se agradou de mim, para me fazer rei sobre todo o Israel. E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor, sobre Israel. E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. E estabelecerei o seu reino, para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.” I Crônicas 28:1-7.

Você faz planos constantemente? O que sonha para o futuro? Alguns de seus planos não foram concretizados? Pois bem, qual foi sua reação quando isso aconteceu?

O texto de hoje mostra que Davi tinha grandes e bons planos: queria construir um templo para o Senhor em Jerusalém. Entretanto, ele teve que aceitar a vontade do Senhor, que não permitiu que levasse seu projeto adiante.

Apesar de ser um projeto aprovado por Deus, não seria Davi que o executaria (II Cr 6:7-9).

Em muitos momentos da vida precisamos abandonar alguns dos nossos planos para obedecer ao que Deus quer. Não é fácil – também não deve ter sido para Davi. Ele já tinha sonhado com a construção do templo, planejado os detalhes e até feito um esboço de seu projeto. Porém, Deus lhe disse: ” Não, o meu plano é outro”. Talvez Davi tenha ficado triste, mas me alegro em ver que ele aceitou a vontade de Deus para aquele tão belo propósito e entregou a Salomão todos os seus projetos (v. 11-19) Deus deu a Davi o privilégio de deixar o caminho pronto para aquele que executaria a construção do templo. Também deu a ele a tão grande alegria de que essa pessoa fosse alguém chegado, seu próprio filho e sucessor.

Creio que Davi ficou muito orgulhoso porque seu descendente foi a pessoa usada por Deus para levar adiante aquilo que ele havia idealizado. Talvez nunca compreendamos completamente qual o sentimento de Davi com a situação. Mas, quanto aos nossos planos, o texto deixa grandes lições e a maior delas é que os planos de Deus sempre devem estar acima dos nossos. Precisamos ter a ousadia de entregá-los ao Senhor e esperar que Ele os aprove ou mostre que o caminho é outro. Por outro lado, tenha a coragem de Salomão e abrace os planos que Deus confiar as suas mãos.

Planeje, mas deixe a decisão com Deus.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário