Não tenha medo! Jesus está conosco!

“E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra banda. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia, também, com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” Marcos 4.35-41.

O Evangelho de Marcos foi composto aproximadamente entre 65 e 70 d.C. (mais de 30 anos depois da ressurreição de Cristo). O propósito de Marcos era apresentar por escrito o testemunho dos apóstolos a respeito da vida, morte e ressurreição de Jesus. Marcos apresenta Jesus como um verdadeiro israelita cuja vida mostra a necessidade de submissão à Palavra de Deus. Também apresenta Jesus como o médico que cura. Ele apresenta um Jesus bastante dinâmico e um evangelho repleto de milagres de cura. O objetivo de Marcos era animar o povo a serem perseverantes e não terem medo, mas fé.
Diante do ataque iminente dos romanos contra Jerusalém, o que aconteceu no ano 70 d.C., onde milhares de Judeus e Cristãos foram mortos e a cidade e o Templo foram destruídos. A mensagem é: Não tenham medo, aconteça o que acontecer Jesus estará sempre conosco. E quando as dificuldades vêm sobre nós Marcos diz:

1. Não tenha medo! Foi Jesus quem nos chamou para entrar no barco:

No versículo 1 deste capítulo, Jesus sobe no barco para ensinar a multidão. Do barco ele disse algumas parábolas. Por estar tarde, quase anoitecendo, Ele se despede da multidão e no versículo 35 chama os discípulos para entrarem no barco e atravessarem o lago até a outra margem. Do mesmo modo Jesus nos chamou para o barco “o mundo”, que para chegar do outro lado, tem que passar pelo mar de pecado e perdição. Jesus nos chamou, ele nos escolheu para caminharmos com ele.

2. Não tenha medo! Jesus está no barco conosco:

Quando as tempestades vêm sobre nós a nossa tendência é duvidar que Deus está ao nosso lado. A atitude dos discípulos não é uma exceção. No salmo 44.23 vemos o salmista com a mesma dúvida Desperta! Por que dormes, Senhor? Desperta! Não nos rejeites para sempre! Não era necessário acordar Jesus para que ele fizesse alguma coisa. O fato de chamarem jesus, foi o motivo de Ele os repreenderem por que vocês estão com tanto medo?. Era apenas crer que se Jesus está no barco conosco, nada de mau nos acontecerá. Ele é Deus. Como homem ele estava dormindo mas, como Deus ele conhecia tudo o que estava acontecendo. É como diz o Salmo 121.4b o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!.

3. Não tenha medo! Jesus é o criador de todas as coisas, todas as coisas se lhe submetem:

Jesus repreendeu o vento e o mar, e estes lhe obedeceram. O mar tem um sentido de abismo e pecado, de barreiras e dificuldades. Quando o povo israelita se deparou com o Mar Vermelho, o salmo 106.9b diz que Deus Repreendeu o Mar vermelho, e este secou. Ainda em Marcos no capítulo 5, quando os demónios entraram nos porcos, eles se lançaram no precipício, no mar. Deus disse que lançaria nosso pecados no “mar do esquecimento”. No novo céu e nova terra não existirá o mar (Ap 21.1). É como se por um lado o mar fosse os momentos de dificuldades que passamos. As dívidas, o desemprego, a saudade da terra natal, a discriminação racial ou religiosa, os problemas na família, com os filhos… Estes são o mar que muitas vezes temos que passar. Mas Isaías 43.3 diz Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão.

A mensagem de Marcos era NÃO TENHAM MEDO! JESUS ESTÁ CONOSCO! Ainda que os romanos venham nos atacar, quererem nos destruir, Jesus está conosco. Com Cristo no barco tudo vai muito bem.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário