O Abençoador ou as Bênçãos?

“Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões, que foram convidados, provará a minha ceia. Ora ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E, qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:16-27

O Senhor nosso Deus tem prazer em nos abençoar. “…Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo”. Salmos 35: 27b. Além disto, o Senhor está interessado em saber o que você tem feito com as bênçãos que Ele já lhe tem dado, e o que iremos fazer com as bênçãos que Ele ainda nos dará. Por quê? Por que o Senhor sabe muito bem que determinadas bênçãos poderão te afastar do banquete que Jesus preparou para você. Embora TODOS sejam convidados para este grande banquete, nem todos aceitam ao maravilhoso convite. Alguns, na medida em que são abençoados por Deus, acabam se afastando Dele, ou seja, preferem a benção ao invés do abençoador. O texto de Lucas nos fala de algumas bênçãos que podem nos afastar de Deus esfriando a pulsante chama ardente do primeiro amor.

Vejamos que tipos de bênçãos são estas:

Propriedades: (v.18) – A bíblia diz que aqueles que foram convidados para o grande banquete do Senhor, todos sem exceção, começaram a dar DESCULPAS. Foram ao shopping das desculpas e agora se valem destas desculpas para não participarem do banquete! Isto aponta para aquelas pessoas que valorizam mais os bens do que a presença de Deus. As bênçãos começam a tomar o coração da pessoa e aquele lugar que antes era do Senhor, agora já não é mais. Você consegue imaginar alguém que não vai herdar o reino de Deus por causa das bênçãos que recebeu? (v.24). Aquele homem não deveria ir ao banquete para celebrar a conquista da propriedade? Quem quer participar do banquete do Senhor não dá desculpas! Qual tem sido sua prioridade? O que você tem buscado, o abençoador ou a benção? Não permita que suas posses te afastem do Senhor Jesus.

Juntas de Boi: (v.19) – As juntas de boi apontam para o nosso trabalho. As juntas de boi eram usadas para arar a terra. O profeta Eliseu estava arando a terra quando recebeu o seu chamado profético e mesmo tendo muito trabalho, não recusou o chamado profético de Deus para sua vida. I Reis 19: 19-21. Isto aponta para aquelas pessoas que valorizam demais os seus afazeres, ou seja, seus afazeres os tiram da presença de Deus. O banquete de Deus já não é mais a prioridade. Agora é só trabalho, trabalho e mais trabalho! Trabalhar é muito bom, mas você não pode deixar de participar do banquete do Senhor Jesus. O seu trabalho tem te afastado do abençoador Jesus Cristo? O seu coração é como o de Marta ou o seu coração é como o de Maria? A bíblia diz que Maria escolheu a boa parte que é estar na companhia do Senhor Jesus. Lucas 10: 39-42.

Família: “Ainda outro disse: Casei-me e portanto não posso ir”. (v.20). Aqui vemos um grupo de pessoas que valorizam mais a família do que participar do banquete do Senhor. Pense num homem que orou com muita intensidade, pediu a Deus uma linda esposa, e quando Deus lhe concede o desejo do coração, a primeira coisa que este lhe faz é virar as costas para o seu Senhor, negando assim o convite ao banquete glorioso. Não é errado ter propriedades, não é errado ser rico, não é errado amar sua família, tudo isso é benção e diga-se de passagem, que benção! Mas aonde está o erro? O erro está na PRIORIDADE. Se suas prioridades estiverem invertidas em sua vida, fatalmente o seu coração se apegará as riquezas deste mundo afastando-o da doce presença do Senhor Jesus. Portanto não permita jamais que ninguém o afaste da companhia de Jesus Cristo.

O que tem te impedido de participar deste banquete maravilhoso que o Senhor Jesus lhe oferece?
Não fique de fora, não deixe que as prioridades deste mundo e do seu coração te afastem Dele, pois isto entristece o coração de Deus. “Voltou o servo e contou tudo isto a seu senhor: Então o dono da casa, indignado, disse a seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos”. Lucas 14: 21.
Você quer ser rico nesta terra? Em Lucas 12: 16-21 nos fala a cerca de um homem muito rico que não tinha tempo para Deus. Ouça bem isto: Só existe um motivo para que a riqueza nos afaste da presença de Deus: É ser rico nesta terra, e não ser rico para com Deus. Ser rico para com Deus é amá-lo acima de TODAS as demais coisas. Quando você o ama, você o prioriza, quando você o ama, os seus bens estão à disposição Dele. Busque sempre o Abençoador e não as bênçãos que Ele dá, e as demais coisas Ele certamente acrescentará abundantemente de maneira poderosa.

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6: 33.

Graça e paz!!!

Deixe um comentário